Novo SUV da Toyota é flagrado pela 1ª vez no Brasil; veja como será o Yaris Cross


Semanas após a apresentação do Toyota Yaris Cross na Indonésia, o inédito SUV compacto foi flagrado rodando pelo ABC paulista ainda camuflado. Com previsão de estreia no Brasil para 2024, o carro será produzido em Sorocaba (SP) e será o terceiro modelo híbrido flex da marca por aqui.

O registro feito pelo usuário Renan Melo (@canalgtautosoficial) no Instagram mostra que a traseira do SUV será inspirada no RAV4, SUV mais vendido do mundo. Isso fica claro pelo formato horizontal das lanternas e da tampa do porta-malas recortada e que acomoda as placas.

Apesar de estar sob camuflagem pesada, é possível ver que o para-choque terá formato de trapézio. A parte inferior será revestida com um anteparo cinza, mesma solução usada no Corolla Cross, por exemplo. Já rodas são semelhantes as do modelo apresentado no país asiático.

Na Indonésia, o novo SUV tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, porte parecido com o Hyundai Creta: 4,30 m e 2,61 m, respectivamente. As medidas podem mudar um pouco quando o Yaris Cross for lançado no Brasil. A capacidade do porta-malas ainda não foi revelada.

Lá fora, o Toyota será equipado com o motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, capaz de desenvolver 104 cv e 13,8 kgfm. As versões mais caras terão um conjunto híbrido formato por um motor 1.5 e outro elétrico. Os números combinados não foram divulgados, mas a fabricante antecipa que a unidade a combustão entrega 90 cv e 12 kgfm, enquanto a unidade elétrica desenvolve 79 cv e 14 kgfm de torque. Em ambos os casos, a transmissão é CVT.

Mas esse conjunto não deve chegar aqui no Brasil, onde o Yaris Cross usará um conjunto híbrido flex. No entanto, a montadora não revelou se será a mesma motorização do Corolla e Corolla Cross ou uma configuração exclusiva baseada no motor 1.5 flex do Yaris vendido atualmente no Brasil. Vale lembrar que os modelos médios combinam um motor 1.8 aspirado flex com um elétrico que entregam 122 cv.

Em abril, a Toyota anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão para produção de um novo carro compacto híbrido flex em Sorocaba, interior de São Paulo.

Para implementar a produção, a fabricante japonesa vai contratar 700 pessoas (500 na fábrica de Sorocaba, 200 em Porto Feliz). Atualmente, a Toyota produz dois veículos híbridos no Brasil — o sedã Corolla é feito em Indaiatuba (SP) desde 2019, enquanto o SUV médio Corolla Cross é produzido em Sorocaba desde 2021.

No princípio, o conjunto híbrido do novo SUV será importado do Japão. A Toyota pretende nacionalizar componentes para depender menos das importações e aumentar o índice de regionalização dos carros híbridos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça rejeita ação de Nikolas para barrar indicação de Zanin ao STF
Próxima Prefeito participa das comemorações do Dia do Comunitário