Novo SUV da Lada tem porte de Corolla Cross e estreia após jejum de 10 anos


Após 10 anos sem lançar nenhum carro novo no mercado, a Lada finalmente rompeu o jejum e apresentou na Rússia o SUV médio Azimut. Baseado em filosofia estética inédita, o modelo tem missão estratégica dentro dos planos de crescimento da marca e chegará às lojas em 2026 com o maior pacote tecnológico da história para um carro russo. Apesar dos avanços, não há conjuntos híbridos ou elétricos sob o capô, apenas motores tradicionais a gasolina.

Segundo a marca, o Azimut começará a ser montado em meados do ano que vem e terá produção concentrada na fábrica de Togliatti, onde o Vesta, baseado na mesma plataforma, já é feito. A despeito do arquitetura compartilhada, o SUV tem personalidade própria e possui 996 peças totalmente novas ou aprimoradas. A lista de exclusividades inclui painéis da carroceria, conjunto de iluminação, elementos internos e nova suspensão traseira.

Por fora, a carroceria chama atenção pelo vincos bem marcados e proporções bem distribuídas. O modelo tem balanços curtos, capô elevado, faróis de LED com luzes diurnas em formato de “X”, grade retangular e para-choque com ampla entrada de ar na parte inferior.

Há ainda revestimentos plásticos nas caixas de roda e base das portas, além de traseira com lanternas em LED interligadas e teto com pintura preta.

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Ao todo, o Azimut mede 4,42 metros de comprimento, o que o torna praticamente do mesmo tamanho de um Toyota Corolla Cross (4,46 m). Outras medidas incluem 2,68 m de distância entre eixos e 20,8 centímetros de distância do solo.

Na lista de equipamentos, destaque para painel de instrumentos digital, sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10 polegadas, seis alto-falantes, câmera de ré, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e acesso sem chave ao interior.

As versões mais caras adicionam teto solar panorâmico, janelas laterais aquecidas, ar-condicionado de duas zonas, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, câmera 360º, freio de estacionamento elétrico, rodas de 18 polegadas e modos de condução baseado no tipo de terreno.

Apesar de ser o Lada mais moderno já lançado, o Azimut não aderiu aos conceitos de eletrificação tão difundido por outras marcas. Mecanicamente, a marca oferece o SUV apenas com motores 1.6 aspirado de 120 cv e 1.8 aspirado de 132 cv, ambos a gasolina. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, sempre com tração dianteira.

Apenas em um segundo momento, diz a Lada, um motor turbo de 150 cv será adicionado ao portfólio, neste caso associado a um câmbio automático convencional.

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Fonte: direitonews

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