Novo SUV da BYD é híbrido, tem 1.200 km de autonomia e potência de Ferrari


Após uma aparição relâmpago na véspera do lançamento, a BYD apresentou de forma oficial uma nova submarca, a Fangchengbao, e o primeiro produto desta divisão, o Bao 5, um SUV híbrido plug-in com autonomia de até 1.200 km.

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Se você estranhou o nome da fabricante, explicamos. Fangcheng significa fórmula e Bao, leopardo. De acordo com a BYD, essas palavras foram escolhidas por simbolizar precisão e agilidade.

De fato, agilidade não deve faltar ao Bao 5. O SUV será o primeiro a usar uma plataforma híbrida para modelos com foco no off-road. Serão duas opções de motorização a gasolina: 1.5 ou 2.0, ambos turbinados. Os clientes também poderão escolher dois tamanhos (gigantescos) de bateria: 135 kWh ou 185 kWh.

Como comparação, o BMW iX, dono de uma das maiores baterias do país, tem 111,5 kWh.

Mas a tecnologia mais legal é a possibilidade de fornecer energia elétrica para uma casa – mais exatamente 6 kW. É algo semelhante ao que faz a Ford F-150 Lightning. Além disso, quando carregado em uma estação rápida, o Bao 5 pode recuperar 125 km de autonomia em 16 minutos.

Números prévios de consumo indicam que o Bao 5 poderá fazer até 12,8 km/l, nada muito impressionante para um híbrido, mas certamente relevante para um carro de mais de 680 cv. É isso mesmo, combinando três motores, o SUV terá potência de superesportivo – mais do que uma Ferrari Roma, por exemplo.

A tração pode ser integral ou 100% no eixo traseiro e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos. A BYD afirma que o SUV é focado na prática off-road, mas não especificou se haverá modos de condução ou como a tração será distribuída, além da proporção citada acima.

O SUV com pegada off-road, que a princípio será oferecido apenas no mercado local, tem uma linguagem visual que mistura Land Rover Defender e Ford Bronco: design quadrado, para-choques grandes, rack de teto e, claro, o estepe pendurado na traseira. Atrás, as lanternas de LED tem um formato que lembra a letra “D”. A distância do solo também parece bem grande para enfrentar terrenos acidentados e um fora de estrada mais pesado.

Na China, o Leopard 5 vai concorrer com Mercedes-Benz Classe G, Great Wall Tank 500 e Toyota Prado. As dimensões não foram divulgadas, mas o SUV parece ter o porte do Ford, mas com alguns centímetros a mais.

Dentro, as formas simétricas continuam. Destaque para as duas telas digitais do painel de instrumento e da central multimídia flutuante. A submarca quer oferecer uma interface com usuário fácil de ser entendida, baseada em gráficos, voz, resposta tátil nas superfícies e também sons.

Tecnologia de reconhecimento facial também pode ser adotada, como dá para ver na câmera posicionada na coluna A. Há ainda bastante botões físicos na cabine e volante. O desafio da BYD é criar um carro que utilize o máximo de tecnologia como se fosse algo natural de usar.

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Fonte: direitonews

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