Novo relatório da OMS aponta as principais causas de morte no mundo


gettyimages-503848273-1

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quarta-feira (21/9) durante a Assembleia Geral da ONU, mostra que as doenças não transmissíveis (DNTs) – como câncer, diabetes,condições cardiovasculares e respiratórias crônicas – são responsáveis por aproximadamente três quartos de todas as mortes do mundo. Elas matam 41 milhões de pessoas todos os anos.

O relatório Números invisíveis: a verdadeira extensão das doenças não transmissíveis e o que fazer com elas foi lançado junto com um portal de dados durante o evento organizado pela OMS em parceria com a Bloomberg Philanthropies.

“O fato é que as DNTs estão realmente no centro do desenvolvimento sustentável, e sua prevenção e tratamento são uma excelente oportunidade de investimento que terá inúmeros impactos no crescimento econômico, superando em muito o dinheiro gasto”, pondera a agência de saúde da ONU em comunicado.

O documento revela que a cada dois segundos uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma das quatro doenças não transmissíveis no mundo, e 86% dessas mortes estão concentradas em países de baixa e média renda.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4

0

Os principais fatores de risco apontados são o tabagismo, a alimentação não saudável, o uso nocivo do álcool, o sedentarismo e a poluição do ar. “A eliminação desses fatores poderia prevenir ou retardar problemas de saúde significativos e muitas mortes prematuras por DNTs”, sugere a OMS.

De acordo com a entidade, o material está sendo divulgado em um momento crítico para a saúde pública. “Em 2022, apenas alguns países estavam a caminho de cumprir a meta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de reduzir as mortes precoces por DNTs em um terço até 2030”, diz a organização.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Anteriores F1: Gasly está ansioso para o desafiante GP de Singapura
Próxima Battle Born: disco do The Killers completa 10 anos de sucesso