Novo pacote de sanções da UE não deve atingir o setor nuclear da Rússia, afirma chanceler húngaro


“Não haverá sanções contra o setor nuclear, com certeza, porque as sanções exigem o consentimento dos países, a Hungria nunca concordará com restrições contra a indústria nuclear”, disse Szijjarto a repórteres nos bastidores do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
A Rússia e a Hungria cooperam principalmente nas esferas não afetadas pelas sanções, incluindo as indústrias farmacêutica, médica, agrícola e alimentícia, afirmou Szijjarto nas redes sociais.
“Atualmente, nossa cooperação se estreitou para áreas não sujeitas a sanções, então agora apoiamos principalmente empresas húngaras nas indústrias farmacêutica, médica, agrícola e alimentícia para que tenham sucesso no mercado russo”, destacou o ministro.
Szijjarto acrescentou que teve uma reunião com o vice-primeiro-ministro russo e o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, à margem do SPIEF.
“O mais importante, é claro, é a nossa cooperação energética, sem a qual é impossível garantir a segurança do abastecimento de energia da Hungria, então a questão-chave agora é a aceleração dos investimentos na [construção da] usina nuclear de Paks. Quanto mais cedo a usina nuclear for construída, mais rápido seremos capazes de garantir nossa independência de aumentos de preços já muito altos nos mercados internacionais de energia”, acrescentou Szijjarto.
O SPIEF acontece de 14 a 17 de junho. A Sputnik é uma parceira de mídia oficial e a agência fotográfica anfitriã do evento.
Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, à esquerda, fala com o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Miroslav Wlachovsky, durante uma mesa redonda dos ministros das Relações Exteriores da UE no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, 22 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fiat Fastback entra no programa de carro popular com nova versão básica por R$ 115.990
Próxima Petrobras comemora produção recorde de 2,06 bilhões de litros de diesel S 10