A Nissan decidiu comemorar os 20 anos do seu escritório de design em Londres, o Nissan Design Europe (NDE), e, para isso, lançou um desafio bem simples para a equipe: façam o que quiserem. E foi assim que nasceu o 20-23, cujo nome é fácil de decifrar. O 20 pela idade do estúdio e o 23 por formar o nome da fabricante quando dito em japonês.
Segundo Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan, o objetivo da equipe era criar, sem limites, um carro que o time gostaria de ter para usar na capital da Inglaterra.
“O 20-23 Concept que eles projetaram é um hatchback compacto que é fortemente influenciado pelo mundo das corridas online. Adoro a história que ele conta sobre como os mundos da vida urbana moderna, dos jogos online e da mobilidade com emissões zero se encontram”, diz.
O resultado foi um hatch de três portas que a marca diz ser elétrico, mas sem dar nenhuma especificação. O destaque fica para as linhas arredondadas e aerodinâmicas que a equipe do NDE diz ter sido inspiradas nos carros da Fórmula E.
A fabricante japonesa diz, por exemplo, que as saias laterais direcionam o vento para trás. A frente é a mais lisa que pode ser, com faróis que formam um círculo de LED bem discreto e um filete horizontal já um pouco mais chamativo.
Na traseira, as lanternas repetem os faróis formando círculos. No alto da tampa traseira, uma asa reforça que o intuito é ser aerodinâmico, assim como os enormes difusores de ar na parte de baixo do para-choque.
Para o interior, a equipe do estúdio londrino diz ter se inspirado no que pensam ser um carro de corrida do futuro. O volante é retangular e guarda alguns comandos no centro. Entre os dois passageiros que entraram pelas portas que se abrem como tesouras, barras de ferro fazem a vez do console central.
A marca não esconde que o 20-23 é apenas uma exibição e que dificilmente entrará em produção. A ideia de um hatch elétrico, no entanto, pode não estar tão longe da realidade.
A Renault, com quem a Nissan forma uma aliança, deve lançar nos próximos meses o Renault 5, elétrico com estilo retrô que usa a plataforma CMFB-EV. A base foi feita em parceria entre as montadoras que formam o grupo, como a Mitsubishi, por exemplo. Ou seja, deve dar origem a novos produtos, inclusive um da Nissan.
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Fonte: direitonews