Você já sabe que o Nissan Kicks recebeu uma nova geração neste ano sem que a anterior saísse de linha. A versão antiga, apresentada em 2017, foi renomeada como Kicks Play para conviver com o novo SUV compacto — e não apenas continua à venda como ainda corresponde a parte significativa dos registros, como apontam os números divulgados pela consultoria K.Lume.
Apesar de serem carros diferentes com o mesmo nome, os resultados do Nissan Kicks são somados nos balanços do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Autoesporte obteve o mix de vendas por versão, onde a consultoria K.Lume revelou que o Kicks “antigo” é responsável por 66% dos emplacamentos. Veja abaixo:
Ao observarmos os números “frios”, o Kicks somou 6.319 unidades vendidas em setembro de 2025. Trata-se de um dos melhores resultados do SUV compacto em sua história. Todavia, a nova geração, produzida em Resende (RJ) desde abril, corresponde a 2.156 unidades desta somatória — ou 34%. Portanto, a geração antiga soma 4.147 registros.
A versão do Kicks Play de maior sucesso é a Active, que correspondeu a 1.830 unidades no período. Já a configuração Sense, voltada ao público PCD, foi responsável por 1.624 das vendas. Só então o Kicks Advance da nova geração aparece, na terceira posição do ranking com 939 registros em setembro.
A estratégia de vender duas gerações de um mesmo carro é antiga na indústria nacional. O caso mais lembrado é da dupla Fiat Palio e Uno que, por muitos anos, foi vendida em duas versões no Brasil. O mesmo ocorreu com o Volkswagen Gol e, mais recentemente, com o Chevrolet Onix.
Manter dois carros de gerações distintas à venda proporciona certas vantagens à fabricante. Não há necessidade de investir na produção de um veículo mais simples: faz-se o “downgrade” de um carro que já existe para deixá-lo mais barato, cortando custos que já foram pulverizados ao longo dos anos.
Dessa forma, se abre espaço para o lançamento de um carro mais moderno e sofisticado. O novo Kicks tem motor turbo, câmbio automatizado, nova central multimídia, tecnologias inéditas e uma plataforma global de última geração. Mesmo suas versões menos equipadas são demasiadamente caras para o grande público de SUVs. É aí que o cliente opta pelo Kicks Play, por conta da relação custo-benefício.
A história do Kicks Play no Brasil promete ser curta. A Nissan tem o plano de lançar um novo SUV de entrada para brigar com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera — o que estava previsto no investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado na fábrica de Resende. Este novo modelo terá carroceria e cabine totalmente novas, mas vai preservar a plataforma já utilizada no Kicks Play desde 2017. Quanto ao nome, deve se chamar Kait.
Poucos detalhes mecânicos vazaram até o momento. Existe chance de a plataforma ter sido “encurtada” para dar origem a um carro de proporções mais recatadas. Já o motor deve ser o mesmo 1.6 flex aspirado que rende até 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT. Uma versão manual também pode surgir.
Este novo SUV já foi flagrado em testes e aparenta estar pronto. Autoesporte ouviu que sua apresentação deve ocorrer até o primeiro semestre de 2026 se o cronograma fluir positivamente, existindo também a possibilidade de alguns “spoilers” serem divulgados durante o Salão do Automóvel, em novembro.
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Fonte: direitonews