Novo Nissan Kicks começa a ser produzido no Brasil; veja quando chega


A Nissan acaba de anunciar o início da produção em série do novo Kicks no Brasil. A segunda geração do SUV compacto será feita na fábrica de Resende (RJ) após a aplicação do investimento de R$ 2,8 bilhões. Durante o anúncio, a marca afirmou que as primeiras unidades devem chegar às lojas “nos próximos meses”, sem especificar uma data. Conforme apurado por Autoesporte, o Kicks deve ser lançado em junho.

A Nissan mantém os preços do novo Kicks em segredo, mas Autoesporte tem estimativas. Afinal, a segunda geração terá um posicionamento acima da atual, que mudou o nome para Kicks Play e vai conviver com a nova no portfólio. Dessa forma, a tabela de valores deve ficar em uma faixa de R$ 150 mil a R$ 180 mil.

Em evento realizado com a presença de suas principais lideranças, e também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a marca confirmou que a fábrica foi adaptada para produzir carros sobre as duas plataformas. A Nissan instalou 98 novos robôs na linha de montagem durante a etapa de modernização, e agora pode fabricar 32 veículos por hora.

Além das mudanças de design (significativas) e lista de equipamentos mais recheada, a principal novidade da segunda geração do Kicks é a adoção de um novo motor. Embora a Nissan não confirme, trata-se, como adiantado com exclusividade por Autoesporte, do mesmo 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível desenvolvido pela Horse, e que já equipa o Renault Kardian.

Este motor é produzido em São José dos Pinhais (PR) desde o ano passado para atender o SUV francês, mas o investimento de R$ 2,8 bilhões em Resende também compreende sua montagem local no Rio de Janeiro, com as peças enviadas do Paraná.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Dados de desempenho também são um mistério. Originalmente, o motor rende 110 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina. No Kardian, com a adoção da tecnologia flex e engenharia nacional, houve um salto para 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina. A Nissan deve realizar um ajuste próprio para que o Kicks tenha a identidade da marca e números diferentes.

Uma das razões para isso é que o câmbio usado no SUV compacto da Nissan deve ser diferente da caixa automatizada de dupla embreagem do Kardian. A marca japonesa é conhecida pelo bom acerto da transmissão CVT. Além disso, todo o restante da linha (com exceção da picape Frontier) utiliza um câmbio desse tipo, facilitando a manutenção.

Na segunda geração, o Nissan Kicks mudou até a alma quando o assunto é design. A frente traz grade filetada cortando o farol e dividindo as luzes de LED do DRL. Atrás, as lanternas em “L” de ponta cabeça se encontram logo abaixo do vidro da tampa do porta-malas. Por dentro, o novo Kicks traz painel e central multimídia integrados, como no Hyundai Creta, e console alto com freio de mão eletrônico.

Vale lembrar que a nova geração é maior do que a atual. São 4,37 metros de comprimento (6 centímetros extras). Essa dimensão deixa o SUV compacto próximo ao de modelos médios, como o Jeep Compass (4,40 m), por exemplo. O restante das medidas são: entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm).

Com o aumento de todas as dimensões, o porta-malas do novo Nissan Kicks também vai entregar mais capacidade. Autoesporte, aliás, já conheceu o modelo de perto em uma breve visita aos Estados Unidos e separou 8 detalhes que surpreendem no SUV compacto.

Além da nova geração do Kicks e a montagem do motor turbo, a Nissan também prepara outro SUV para o mercado nacional, que faz parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciados no ano passado.

Autoesporte apurou recentemente que trata-se de modelo em fase avançada de testes, já rodando com carroceria definitiva. Conforme antecipamos em fevereiro do ano passado, este é o SUV que a montadora pretende lançar até o fim do ano fiscal japonês — ou seja, até março de 2026.

O modelo chega a fim de travar um duelo no segmento do Renault Kardian. No entanto, o utilitário esportivo de entrada da Nissan não terá a mesma plataforma RGMP (também conhecida como CMF-B) do veículo da marca francesa. Em vez da base mais nova, moderna e cara, o modelo da Nissan terá a plataforma V, do atual Kicks Play.

Além disso, o motor 1.6 16V com comando variável de válvulas na admissão e no escape deve permanecer. O propulsor rende 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol. Falando em torque, são 15,2 kgfm e 15,3 kgfm, respectivamente.

Este novo SUV será produzido somente no Brasil e vai ser exportado a mais de 20 países na América Latina, incluindo México e Argentina. “A exportação para nós é fundamental para a sustentabilidade do negócio para o futuro”, disse Gonzalo Ibarzábal, diretor geral da Nissan do Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Advogado é pr3s0 em flagrante por agr3dir companheira em Maceió; veja VÍDEO
Próxima Jaecoo 7: preços, versões, equipamentos e tudo sobre o SUV híbrido