Novo Mercedes-Benz CLA surge como conceito iluminado e tem 750 km de autonomia


Conceitos são exagerados desde que a indústria automotiva descobriu essa forma de criar expectativas antes de um lançamento. Não é diferente com o Mercedes CLA Concept apresentado no Salão de Munique, na Alemanha.

VEJA TAMBÉM

A cor vermelha ajuda o visual chamativo, mas o exagero está na iluminação. Leds estão na grade pontilhada, no escudo da marca e nos faróis que formam o emblema novamente. Acima deles um friso também iluminado circula quase todo o carro, inclusive na traseira, sendo interrompido somente no meio das laterais.

Na traseira a mesma coisa: a estrela da Mercedes aparece três vezes iluminada por LED. No centro e nas lanternas. As laterais abauladas escondem as maçanetas, mas exibem rodas fechadas de 21 polegadas.

O formato da carroceria, no entanto, não é fora do comum. O para-brisa inclinado ajuda a moldar o caimento do teto, mantendo a identidade do CLA atual.

Por dentro há um exagero mais realista, pois não tem nada do que já não vemos chegar às ruas em carros de produção: muitas telas. E enormes.

O painel é basicamente um telão só, mas dividido em cinco segmentos. Dois ficam nas extremidades, mostrando a temperatura de cada lado. Os difusores de ar estão atrás dessas telas redondas que imitam uma turbina de avião.

As três principais ficam no centro, sendo uma para o painel de instrumentos, outra para a central multimídia e a terceira, à frente do passageiro, tem um sistema de entretenimento. O equipamento todo roda um sistema operacional próprio da Mercedes.

O interior de cores claras também abusa dos filetes de LED. Há também um porta-copos (claro que iluminado) e um carregador de celular em um apoio flutuante de braços. Os pedais cromados saindo de uma base comum são um charme à parte.

O novo CLA, diz a Mercedes, vai ser o primeiro de quatro modelos elétricos de entrada da marca. Vai ser um coupé de quatro portas, uma shooting brake (perua esportiva) e dois SUVs.

A marca também fala que o CLA é o “carro 1.0 da era da eletricidade” se referindo ao consumo de 12 kWh para cada 100 km. Sem dar detalhes sobre o conjunto mecânico, a Mercedes projeta uma autonomia de 750 km com uma carga. No conceito, a tração é traseira, mas a plataforma modular MMA está pronta para a aplicação de um sistema 4×4.

A economia de energia, no entanto, não virá acompanhada de baixa potência. O CLA Concept é equipado com um único motor de 238 cv e câmbio de duas marchas. O sistema todo, diz a Mercedes, pesa 110 kg.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Gravação de conversa feita por motorista é admitida para comprovar pagamento por fora
Próxima Câmpus do Araguaia conquista premiações na área de Alimentos