Novo Jeep Compass First Edition 2026 já está à venda por R$ 265 mil


Após o vazamento das primeiras imagens na semana passada, a Stellantis agora oficializa por completo a apresentação da nova geração do Jeep Compass. Produto estratégico dentro do portfólio da marca, o SUV médio chega à terceira linhagem completamente reformulado e inserido de vez dentro do programa de eletrificação da empresa. Para a Europa, o modelo passa a ser unicamente híbrido ou elétrico e já está à venda na versão First Edition por 41 mil euros (cerca de R$ 265 mil em conversão direta).

O mercado europeu, inclusive, será o primeiro a receber o modelo em todo o mundo. Toda produção será concentrada na fábrica de Melfi, na Itália. Interessados podem fazer reservas desde já com entregas previstas para o quarto trimestre do ano.

A Jeep destaca que o Compass ficou consideravelmente maior, mais equipado, mais eficiente e está tecnologicamente pareado com os mais recentes SUVs do grupo Stellantis, como o Peugeot 3008. Do modelo francês veio a moderna plataforma STLA Medium (outrora EMP2), que substituiu a antiga arquitetura Small Wide 4×4.

A nova base é do tipo modular e oferece suporte para acomodar veículos de diferentes comprimentos, entre-eixos e motorizações. No caso do novo Compass, a matriz gerou ganhos dimensionais tanto no comprimento quanto no espaço interno.

Agora, o SUV mede 4,55 metros de comprimento (ganho de 15 cm sobre os 4,40 metros do Compass anterior) e tem entre-eixos de 2,79 metros (ou seja, 16 cm a mais que o antecessor). Destaque ainda para o volume do porta-malas de 550 litros (padrão europeu) e o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira, que aumentou em 5,5 cm. Nas versões 4×4, o novo Compass tem distância do solo de 200 mm e capacidade de imersão de 470 mm.

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Na dianteira, os faróis do novo Jeep Compass 2026 são mais estreitos que os do atual, têm formato retangular e se integram perfeitamente ao desenho da grade. A peça manteve as tradicionais sete fendas (marca registrada dos carros da marca), mas foi modernizada e, pela primeira vez, passa a ter iluminação em LED na parte superior. O para-choque ficou com aspecto mais robusto e terá pintura contrastante com a carroceria na versão Overland.

Nas laterais, as caixas de roda seguem o padrão do modelo atual, enquanto os vincos que percorrem todo comprimento do novo Jeep Compass 2026 ficam ainda mais evidentes. O porte da carroceria também muda, crescendo principalmente a partir da coluna C. Na traseira, as lanternas cresceram e agora são interligadas, formando assinatura luminosa inédita com LEDs. Destaque ainda para o logotipo da marca, agora iluminado.

Por dentro, o painel continua com layout horizontalizado, porém pouco mais moderno. À frente do motorista, o quadro de instrumentos digital tem 10 polegadas e conta com diversas opções de personalização. Ao lado, a enorme tela do sistema de entretenimento é de 16 polegadas e, logo abaixo, há uma fileira de botões para controle. Detalhes do acabamento contam com diversos elementos em “X”, no mesmo esquema visto nos LEDs das lanternas.

Para o mercado europeu, todas as versões são sempre híbridas ou elétricas. A variante de entrada tem sistema híbrido leve de 48 volts associado ao motor 1.2 turbo de três cilindros, entregando ao todo 145 cv de potência. Logo acima, a configuração PHEV (híbrido plug-in) desenvolve no total 195 cv, e neste caso adota propulsor 1.6 de quatro cilindros turbo.

Há ainda três versões elétricas: as com tração dianteira têm potência de 213 ou 231 cv, enquanto a com tração integral tem 375 cv. Até agora, a Jeep só revelou a autonomia máxima, que chega a 650 km com base no ciclo WLTP. Os preços das variantes elétricas começam em 51.750 euros (R$ 334.300).

No Brasil, a Stellantis confirmou que investirá R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana (PE), onde o Compass é produzido, e o lançamento da nova geração também é aguardado. Resta saber se a partir da plataforma atual ou com base na moderna e sofisticada arquitetura STLA Medium. Hoje, o modelo é vice-líder do segmento e o principal produto nacional da Jeep.

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Fonte: direitonews

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