Depois de aparecer de perfil em teasers e posar até para ensaio fotográfico dentro da fábrica, o Jeep Compass 2026 finalmente é revelado por completo. As primeiras imagens da terceira geração do SUV médio vazaram nesta quarta-feira (30) na Europa e adiantam importantes mudanças visuais e de porte do modelo.
A nova linhagem do Jeep Compass será lançada na Europa ainda neste ano, trocará de plataforma e terá opções de motorização inéditas (incluindo até uma variante elétrica, para encarar a concorrência chinesa, além de opções híbridas leve e plug-in). O SUV vai trocar de plataforma, deixando a arquitetura Small Wide 4×4 para adotar a matriz STLA Medium (antiga EMP2) do Peugeot 3008.
Como esperado, as imagens revelam design evolutivo e sem grandes rupturas com a fórmula já conhecida do Compass. Ou seja, a Stellantis optou por preservar a identidade visual que já se provou bem aceita pelo mercado e, ao mesmo tempo, incorporou atualizações para acompanhar a evolução da linguagem estética da Jeep. Destaque para as linhas retas, os vincos mais evidentes e as novas proporções que entregam os ganhos dimensionais da carroceria.
Na dianteira, os faróis são mais estreitos que os do Compass atual, com formato retangular e se integram perfeitamente ao desenho da grade. A peça manteve as tradicionais sete fendas (marca registrada dos carros da Jeep), mas foi modernizada e, pela primeira vez, passa a ter iluminação em LED na parte superior. O para-choque ficou com aspecto mais robusto e terá pintura contrastante com a carroceria em algumas versões.
Nas laterais, as caixas de roda seguem o padrão do Compass atual, enquanto os vincos que percorrem todo comprimento do SUV ficam ainda mais evidentes. O porte da carroceria também muda, crescendo principalmente a partir da coluna C. Na traseira, as lanternas cresceram e agora são interligadas, formando assinatura luminosa inédita com LEDs em formato de C. Destaque ainda para o logotipo Jeep iluminado.
O interior aparece discretamente no vazamento, mas desde já revela evoluções importantes em ergonomia, acabamento e conectividade. É o caso da enorme tela horizontal que integrará o quadro de instrumentos e o sistema multimídia em um único display. Some a isso novidades como console central elevado para abrigar o botão do freio de estacionamento elétrico e o seletor das trocas de marcha, substituindo a tradicional alavanca do Compass atual.
Se no design Jeep optou por evoluir a fórmula já conhecida do Compass, na mecânica o novo SUV não lembra em absolutamente nada o antecessor. A principal mudança diz respeito à plataforma, que deixa de ser a conhecida Small Wide 4×4 e agora passa a ser a moderna STLA Medium (a mesma dos novos Peugeot 3008 e 5008). A nova base é do tipo modular e oferece suporte para acomodar veículos de diferentes comprimentos, entre-eixos e motorizações.
A própria Stellantis diz que a arquitetura suporta veículos entre 4,30 metros e 4,90 metros de comprimento, além de entre-eixos entre 2,70 m e 2,90 m. O novo Compass ficará dentro dessas medidas, crescendo para além dos atuais 4,40 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.
Mecanicamente, são esperadas versões híbridas do tipo leve (MHEV), plena (HEV) e plug-in (PHEV), além de uma variante elétrica com ampla autonomia para rivalizar com a crescente concorrência formada por SUVs eletrificados chineses.
A atual geração do Jeep Compass foi lançada em setembro de 2016 e estreou no Brasil antes de qualquer outro mercado global. Na próxima linhagem, porém, essa primazia não deverá se repetir. Isso porque a apresentação oficial acontecerá primeiramente na Itália, ainda em 2025, com produção concentrada na fábrica de Melfi. As vendas serão iniciadas a partir de 2026, alcançando todos os principais mercados da Europa.
No Brasil, a Stellantis confirmou que investirá R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana (PE), onde o Compass é produzido, e o lançamento da nova geração também é aguardado. Resta saber se a partir da plataforma atual ou com base na moderna e sofisticada arquitetura STLA Medium. Hoje, o modelo é líder do segmento e o principal produto nacional da Jeep.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews