Apresentada no último mês de maio como principal lançamento da Jeep em 2025, a nova geração do Compass caminha para logo mais chegar às lojas. O modelo terá a Europa como primeiro mercado e começará a ser entregue a partir do quarto trimestre, oferecido por preços a partir de 41 mil euros (cerca de R$ 262 mil em conversão direta). A evolução em comparação com a linhagem anterior foi tanta que mesmo agora, em julho, a marca ainda está revelando detalhes do que mudou.
É o caso, por exemplo, da versão 4xe, que nesta geração assumiu roupagem off-road e foco aventureiro. A configuração está tendo seu interior revelado pela primeira vez e chama atenção pela cabine tecnológica. O painel, por exemplo, tem diferentes materiais na composição do acabamento, revestimento com cores variadas e soluções de ergonomia inéditas.
O 4xe é movido por dois motores elétricos, um em cada eixo, totalizando 375 cv de potência. A bateria de 96 kWh alimenta os propulsores e garante autonomia de 600 km. O carregamento leva 32 minutos usando uma linha de corrente contínua de 190 kW. Autoesporte aproveitou a divulgação dos novos detalhes e elencou em lista 10 curiosidades sobre o novo SUV médio Confira!
Nesta nova geração, o Compass trocou a antiga arquitetura Small Wide 4×4 pela moderna plataforma STLA Medium, originalmente desenvolvida pela Peugeot como EMP2.
A base é a mesma já usada por Peugeot 3008, Opel Grandland, DS8 e Citroën C5 Aircross, e oferece modularidade suficiente para acomodar veículos de diferentes comprimentos, entre-eixos e motorizações. Justamente por isso, a Jeep promete ganhos significativos em comportamento dinâmico, conforto e aproveitamento de espaço.
No interior, revelado pela primeira vez em fotos realistas, o Compass 2026 exibe estética mais utilitária e robusta. O painel tem superfícies em diferentes cores, variando de acordo com a versão, e diversos easter eggs espalhados pela cabine.
A Jeep afirma que a paleta de cores em tons terrosos ajuda a disfarçar melhor a sujeira ao longo do tempo. Destaque ainda para a enorme central multimídia de 16 polegadas posicionada na horizontal, em contraste com as telas verticais de outros modelos da Stellantis, como Ram 1500 e Fiat Toro.
Outra novidade da terceira geração diz respeito à preparação especial aplicada nos bancos da versão 4xe, cujo estofamento de tecido foi revisado com tratamento de poliuretano. A Jeep afirma que o material é duas vezes mais resistente que o tecido padrão e muito mais fácil de limpar após passeios na lama. Além disso, os encostos dos bancos traseiros são protegidos contra arranhões, o que permite o transporte de animais de estimação ou equipamentos para atividades ao ar livre.
Dentro da proposta de jovialidade da nova geração, a Jeep incrementou a paleta de cores com tonalidades inéditas e bastante chamativas. A lista inclui os tons Verde Havaí, Azul Pacífico, Branco Antártica, Verde Amazônia, Preto Vulcão e Cinza Yosemite — todos nomeados com referências geográficas e opção de teto preto, para gerar pintura bicolor. No Brasil, como comparação, o Compass atual dispõe apenas de cores sóbrias, como preto, prata, branco e cinza.
A nova geração ainda nem chegou às concessionárias da Europa, mas já posou para campanhas de marketing do grupo Stellantis. Foi o caso do ensaio fotográfico realizado recentemente com jogadores do time italiano Juventus (foto acima).
A equipe é patrocinada pela Jeep e teve contrato de parceria renovado para mais uma temporada. Para celebrar o feito, o Compass foi escolhido para posar ao lado dos jogadores. A Juventus, vale lembrar, é controlada pela família Agnelli, fundadora da Fiat.
Assim como na linhagem passada, o novo Compass segue com a versão 4xe no portfólio. A configuração agora tem pegada mais robusta e elementos pensados especificamente para uso off-road. É o caso da suspensão, elevada em 10 mm na comparação com as demais variantes.
Com isso, o ângulo de entrada é de 27°, de saída de 31° e rampa de 16°. O visual também tem exclusividades, incluindo capô com adesivo preto fosco com revestimento antirreflexo, rodas de 19 polegadas calçadas com pneus de perfil alto, para-choque traseiro com design diferenciado e para-choque frontal com apliques mais robustos.
O Compass de terceira geração é o maior de todas as gerações. Agora, o SUV tem 4,55 metros de comprimento (ganho de 15 cm sobre os 4,40 m do predecessor) e tem entre-eixos de 2,79 metros (ou seja, 16 cm a mais que o antecessor).
Destaque ainda para o volume do porta-malas de 550 litros (no padrão europeu) e o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira, que aumentou em 5,5 cm. Nas versões 4×4, o novo Compass tem distância do solo de 200 mm e capacidade de imersão de 470 mm.
Junto com o design totalmente revisto e a nova plataforma, o Compass de terceira geração nasce inserido em um novo contexto de eletrificação. Para a Europa, o modelo é oferecido unicamente como híbrido ou elétrico.
No primeiro caso, há um sistema híbrido leve de 48 volts associado ao motor 1.2 turbo de três cilindros, entregando ao todo 145 cv de potência. Logo acima, a configuração PHEV (híbrido plug-in) desenvolve no total 195 cv e, neste caso, adota propulsor 1.6 de quatro cilindros turbo.
Há ainda três versões elétricas: as com tração dianteira têm potência de 213 ou 231 cv, enquanto a com tração integral tem 375 cv. Até agora, a Jeep só revelou a autonomia máxima, que chega a 650 km com base no ciclo WLTP.
Enquanto a geração passada tinha alcance global e produção em pelo menos quatro diferentes países (México, Itália, Brasil e Índia), a nova linhagem está confirmada até agora somente para a Europa. A produção em série na fábrica italiana de Melfi será iniciada em breve e abastecerá todos os mercados do Velho Continente. A chegada do novo Compass aos Estados Unidos ainda é uma incógnita e a estreia na Índia, onde tem vendido pouco, ainda não foi confirmada.
O Brasil produz o Compass na fábrica Goiana (PE) desde 2016 e, na época, o SUV estreou por aqui antes de qualquer outro mercado global. Na nova linhagem, porém, a primazia não se repetiu e a Europa acabou saindo na frente.
O lançamento da nova geração por aqui é bastante aguardado, mas ainda não foi anunciado pela Stellantis. No entanto, Emanuele Cappellano, presidente da empresa para a América do Sul, já deu uma pista: a fábrica de “Goiana tem flexibilidade para ter mais de uma plataforma”, disse. Desse modo, abre-se margem para a introdução, em breve, da STLA Medium e, por conseguinte, do novo Compass.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews