De olho no segmento dos SUVs compactos, as investidas da Omoda Jaecoo no Brasil vão além do Omoda 5, confirmado para desembarcar ainda neste ano. Não à toa, a marca chinesa, que pertence ao Grupo Chery, também vai lançar por aqui o novo Jaecoo 5 a combustão até 2026.
Sendo este um SUV compacto sem eletrificação, deve ser o modelo mais em conta da Omoda Jaecoo no Brasil, com potencial para concorrer com Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross desde suas versões básicas. Dessa forma, também terá posicionamento distinto em comparação com o Omoda 5, que será vendido no Brasil com conjunto híbrido paralelo (HEV).
O conjunto mecânico não foi confirmado, mas o Jaecoo 5 deve apostar no motor 1.5 turbo a gasolina que desenvolve 143 cv e 21,9 kgfm. É a mesma mecânica do Omoda 5, mas sem a assistência elétrica que confere incremento de potência e torque.
Como não há um motor elétrico, também sairá de cena o câmbio automático do tipo DHT (“Dedicated Hybrid Transmission”), que traz variações múltiplas para combinar o torque dos propulsores em qualquer proporção. O mais provável é que o Jaecoo 5 tenha transmissão CVT, assim como os modelos a combustão da Caoa Chery.
Por mais que a versão híbrida não esteja, por ora, nos planos da marca, a Omoda Jaecoo estuda lançar o Jaecoo 5 em versão elétrica no Brasil. Neste caso, o conjunto mecânico pode ser o mesmo do Omoda E5, que estreou no mês passado por R$ 209.990. Seu motor elétrico dianteiro é abastecido por uma bateria de 61 kWh, desenvolvendo 204 cv de potência e 34,7 kgfm de torque.
O cronograma de lançamentos da Omoda Jaecoo, vale destacar, está definido até 2027. Após a estreia dos novos Omoda 5 e Omoda 7 ainda este ano, será a vez do Jaecoo 5 desembarcar no Brasil até meados de 2026. A marca, porém, corre para antecipar o seu lançamento que, com otimismo, poderá ocorrer ainda este ano.
Outra novidade para 2026 é o Jaecoo 8, SUV médio de sete lugares que é uma variante do Chery Tiggo 9. Provavelmente terá motor 1.5 turbo com sistema híbrido plug-in, entregando 257 cv e 39,5 kgfm.
Já o carro mais importante da marca chinesa no Brasil será lançado em 2027. Trata-se do Omoda 3, o novo SUV compacto com design inspirado na Lamborghini que será produzido no país e terá motor 1.0 turbo. O modelo, bom dizer, ainda não existe — e foi apenas apresentado como um protótipo na sede da empresa, em Wuhu (China).
Existem questões a serem resolvidas até a sua estreia. Conforme apurado por Autoesporte, o motor 1.0 turbo ainda está nas etapas iniciais de desenvolvimento. E também há indefinições sobre o local de produção, pois o SUV pode ser feito em Horizonte (CE), na fábrica multimarcas da Comexport, ou em Jacareí (SP), em uma ala do complexo da Chery que ainda não foi construída.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews