Enquanto o Brasil ainda aguarda a chegada da quarta geração do Hyundai Tucson, prevista para ser lançada este ano, o SUV médio já recebeu projeções de sua quinta geração, que lembra muito as linhas de um Fiat Panda. Compartilhada no portal The Korean Car Blog, a expectativa é de que a renovação chegue ao mercado sul-coreano no último trimestre de 2026 oferecendo apenas conjunto motor híbrido e recursos de inteligência artificial para o motorista.
A maior novidade revelada até o momento, entretanto, está no design. Assim, o novo Tucson terá visual completamente alinhado à elementos já divulgados pela marca no N Vision 74, um carro conceito, e que já foram aplicados à segunda geração do Hyundai Nexo, movido à hidrogênio e que Autoesporte já testou. Nesse caso, a fabricante segue uma nova filosofia de design que recebeu o nome de “Art of Steel” (arte de ferro, em tradução literal).
Assim, a Hyundai troca linhas mais fluídas na carroceria por detalhes que trazem mais robustez, como o capô reformulado e com formato mais quadrado, além de grade dianteira e para-choques completamente novos. O conjunto de faróis deixa de ser formado por peças diamantadas, assim como a grade, para dar lugar a um visual geométrico com luxes em padrão de pixels, semelhante ao que acontece com o Panda.
A traseira segue com a tendência de lanternas unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas, mas o conjunto também trocou o design diamantado por formatos geométricos, que invadem a lateral. Esta, também tem linhas mais retas que a atual geração do SUV, e provavelmente ganhou alguns centímetros. Seu porte agora, é similar ao de veículos da Land Rover, como aconteceu com a quinta geração do Santa Fe.
Centralizado na traseira ainda, há o nome do veículo, mas não estranhe os quatro mini quadradinhos iluminados na barra traseira e aplicados na grade dianteira, abaixo do logotipo da marca. Este símbolo é uma nova insígnia adotada pela marca, onde os quatro pontos nada mais são do que a letra “H” em código Morse.
Como mencionado, a nova geração apresentada para o Tucson abandonará motorização a diesel, e terá um portfólio apenas com versões híbridas plenas e híbridas plug-in — de recarga externa. Sem mais informações sobre os motores a combustão que integrarão os conjuntos mecânicos, o The Korean Car Blog divulgou que para as configurações com recarga externa, a autonomia em modo puramente elétrico alcançará em média 100 quilômetros, podendo ser usada para deslocamentos urbanos.
Outras novidades para a atualização do SUV médio, ficam à cargo do novo sistema operacional da central multimídia, chamado de Pleos OS. Com interface similar à de um smartphone, poderá ser acessado pela tela touchscreen disponível no painel, em proporção 16:9, que aparenta ter um bom tamanho, pela imagem da projeção.
Além disso, espera-se a implantação de recursos para direção autônoma em nível 2,5 e a possibilidade de se otimizar tarefas com o uso da inteligência artificial Gleo, que atenderá a comandos de voz, navegação e infoentretenimento, como um derivado do ChatGPT. Por fim, os preços para esse novo portfólio — totalmente híbrido — do Tucson deverão partir de 34 mil wons, ou 24 mil dólares. O valor equivale à R$ 134.550 em conversão direta.
Como comentamos, a geração que as concessionárias brasileiras esperam até o fim do ano não é a apresentada nesse artigo, mas sim a quarta geração, presente em outros mercados desde 2020. Por enquanto, nosso mercado oferece a terceira geração, que foi lançada em 2015, com preço sugerido de R$ 199.490 no site da fabricante.
Equipado com motor Gamma 1.6 Turbo GDI a gasolina de 177 cv e 27 kgfm de torque aliado ao câmbio automatizado de sete marchas, o modelo foi produzido no Brasil até 2022, e após um hiato de dois anos, voltou a ter uma linha de produção em terras tupiniquins. Desta vez, entretanto, na fábrica da Caoa, em Anápolis (GO), após a Hyundai retomar o controle sobre toda a operação no país e reformular o contrato com a empresa brasileira.
Vale dizer, que as operações nacionais para montagem do SUV médio logo devem ser finalizadas, e o modelo não será mais oferecido pelas lojas. Em entrevista exclusiva ao podcast CBN Autoesporte, em outubro de 2024, o presidente da Hyundai no Brasil e América Latina, Airton Cousseau, afirmou que o volume de exemplares da terceira geração do modelo seria limitado.
A atual geração, aguardada pelo mercado nacional para 2025, deverá oferecer versões a combustão, micro-híbrida e híbrida plug-in. Esta última, combina o propulsor do novo Creta, 1.6 TGDI turbo a gasolina Smartstream, a um motor elétrico, resultando em 265 cv de potência combinada. Para a opção sem eletrificação, espera-se que a calibração ofereça os mesmos 193 cv da configuração topo de linha do SUV compacto, Ultimate.
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Fonte: direitonews