Novo Hyundai Kona deve chegar ao Brasil antes de Ioniq 5 e Palisade


A Hyundai assumiu totalmente suas operações no Brasil. Com isso, três lançamentos estão confirmados para este ano. A fabricante já havia confirmado o Ioniq 5, um hatch médio elétrico, e o Palisade, um SUV de oito lugares — a dupla chega entre agosto e setembro. A terceira novidade especulada seria o novo Santa Fe, porém, de acordo com apuração de Autoesporte, o que chega é a segunda geração do Kona. Inclusive, o SUV compacto deve estrear entre junho e julho.

O que afastou o Santa Fe, neste primeiro momento, foi justamente o porte semelhante ao do Palisade. Portanto, o SUV vendido por aqui entre 2005 e 2019, só deve chegar no ano que vem.

A segunda geração do Kona foi apresentada na Europa em agosto do ano passado. O modelo tem design futurista, marcado por um filete de LED que atravessa toda a dianteira do carro na altura do capô. Os faróis principais ficam nas extremidades do para-choque. Na traseira, o design continua com o friso de LED de ponta a ponta e as lanternas — e luzes de seta — mais abaixo.

O trem de força é igual ao do Kia Niro: motor 1.6 aspirado que trabalha com um motor elétrico. Combinados, entregam 140 cv de potência e 27 kgfm de torque. Na opção elétrica serão duas configurações. A de entrada com 156 cv e a segunda com 218 cv. As respectivas autonomias são de 377 km e 514 km no ciclo WLTP.

No exterior o SUV compacto é vendido em quatro versões: SE, SEL, N Line e Limited. Em relação às medidas, o modelo está maior do que a atual geração que é vendida desde julho do ano passado no Brasil (elétrico e híbrido) e está sumindo das lojas aos poucos. O novo Kona tem 4,35 metros de comprimento (+14 cm), 2,66 m de entre-eixos (+ 6 cm), e 1,83 m de altura (+2 cm). O porta-malas também aumentou de 361 litros para 406 litros.

De acordo com a tabela da Hyundai, o Kona híbrido está disponível com valor de R$ 169.990, enquanto o Kona elétrico custa R$ 189.990. Porém, poucas unidades dos dois devem estar disponíveis nos estoques. Com certeza o novo Kona será bem mais caro.

O hatch médio elétrico foi mostrado em 2021 e vai chegar ao Brasil logo depois do Kona, entre agosto e setembro, com preço entre R$ 260 mil e R$ 280 mil. O SUV estreou a plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), que visa produzir carros de alto desempenho e maior espaço interno – no caso do Ioniq 5, são 3 metros cravados de entre-eixos.

O elétrico é vendido em configurações equipadas com um ou dois motores elétricos (nesta última há um motor por eixo e a tração é integral). Na versão mais cara, que provavelmente será a escolhida para o Brasil, a potência chega a 305 cv e o torque a 61,7 kgfm.

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Seu pacote de baterias é de 72,6 kWh e a autonomia chega a 500 km no ciclo WLTP, que é o padrão europeu. O Ioniq 5 ainda pode ser recarregado com potência de 350 kW e, portanto, chegar a 80% de sua capacidade da bateria em até 18 minutos.

Maior que o Santa Fe, o Palisade deve chegar junto ou em um intervalo muito próximo do Ioniq 5. O SUV de oito lugares (são duas fileiras de três assentos) tem 4,98 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 2,90 metros de entre-eixos.

O SUV leva duas pessoas em poltronas separadas na segunda fileira e três em um assento inteiriço na terceira. Com a terceira fileira rebatida — há rebatimento elétrico —, o porta-malas tem 510 litros de capacidade. Com a segunda fileira dobrada, são 1.297 litros.

O Palisade é equipado com motor V6 3.8 de 295 cv e 36,1 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas. O preço deve ficar entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.

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Fonte: direitonews

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