Novo Hyundai Creta terá mudança radical de design e motorização híbrida


Apresentado no mercado internacional em 2019 e profundamente reestilizado em 2024, o atual Hyundai Creta já tem data marcada para trocar de geração. De acordo com o site indiano Autocar, a terceira linhagem do SUV compacto já está em desenvolvimento e deverá chegar ao mercado por volta de 2027.

O modelo fará sua estreia em países da Ásia e Oriente Médio. O projeto, que atende pelo codinome SX3, também está previsto para o Brasil. Neste caso, o lançamento está programado para 2028.

Nesta nova geração, o Creta terá como destaque o conceito “multi-energia” e, pela primeira vez, oferecerá quatro diferentes tipos de motorização no portfólio: gasolina, diesel, híbrida e elétrica. As duas primeiras já são conhecidas de diversos mercados e devem receber avanços para otimizar os índices de consumo e emissões. No Brasil, por exemplo, há motores 1.0 e 1.6 TGDI, enquanto na Índia a Hyundai oferece propulsores 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 1.5 turbodiesel.

Já a terceira motorização, híbrida, é inédita e chegará à gama para atender demanda crescente por veículos do tipo. Ao que tudo indica, será um conjunto do tipo paralelo (HEV), sem fonte externa de carregamento. Por fim, a versão elétrica, também já à venda na Ásia, passará por atualização e ganhará mais potência e autonomia.

Do ponto de vista do design, tudo indica que o novo Hyundai Creta mudará radicalmente. O modelo deverá seguir a mesma tendência vista nos lançamentos mais recentes da fabricante e apostar em linhas ousadas e disruptivas. Outros SUVs da marca já adotaram essa filosofia, como Santa Fe, Palisade e Kona.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

No caso do novo Creta não deverá ser diferente. Afinal, todos os novos carros da marca têm apostado em linhas retrofuturistas, a exemplo do Ioniq e do recém-lançado Nexo — e a regra estética será seguida daqui para frente. O design é fator determinante dentro do segmento de SUVs compactos e, por vezes, define a escolha do cliente. A Hyundai tem consciência disso e certamente deve caprichar no desenho.

O lançamento está previsto para 2027 e acontecerá primeiramente em mercados da Ásia, como a Índia. No Brasil, a expectativa é que a estreia do novo Hyundai Creta aconteça por volta de 2028, com produção mantida na fábrica de Piracicaba (SP).

A unidade, inclusive, abrigará a montagem de outro SUV na mesma época, neste caso posicionado abaixo do Creta. Será baseado na próxima geração do HB20 e brigará diretamente com Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Julgamento de réu é cancelado após promotor se recusar a se sentar em qualquer lugar que não fosse ao lado da juíza
Próxima Veneno de escorpião da Amazônia é capaz de matar células do câncer de mama