O Honda ZR-V é o assunto do momento. O novo SUV da marca japonesa já foi flagrado desembarcando no Brasil e apareceu sem camuflagens na Argentina, nesta semana. Por aqui, ele terá a difícil missão de brigar com Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e tentar desbancar o líder do segmento, Jeep Compass. A novidade é que o novo Honda ZR-V já tem data para chegar ao Brasil.
Em contato com concessionárias da rede Honda e pessoas próximas a marca, a Autoesporte apurou em primeira mão que o modelo chegará às lojas em novembro, mais especificamente na última quinzena do mês.
Mais detalhes ainda não são conhecidos, nem mesmo a estimativa de preços. Mas considerando que o HR-V, que é o suv de entrada da marca, tem preços próximo aos R$ 200 mil, podemos esperar que o ZR-V tenha etiquetas partindo de R$ 210 mil e que vá até R$ 250 mil, que é o valor do Compass Serie S – configuração de topo com motor T270 flex.
O SUV estreou na China em 2022 como uma ponte entre o HR-V e o CR-V, que é o que fará aqui no Brasil também. Nossa reportagem até conheceu de perto o novo produto na Cidade do México, no México, na versão de entrada Uniq, que não será vendida aqui.
Ele virá importado justamente do México, onde é construído sobre a plataforma Honda Architecture. Essa estrutura é a mesma usada no Civic. O ZR-V tem 4,57 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,61 m de altura. São 691 litros de capacidade, seguindo padrão americano de medição. Para o Brasil, podemos esperar algo em torno de 380 litros, bem menor que o compartimento do Corolla Cross, Taos e Compass.
Na América do Norte, é vendido com motor 2.0 aspirado a gasolina de 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT. Deve ser esse o conjunto motriz vendido no Brasil, mas não há informações ainda sobre ser apenas gasolina ou flex – a primeira opção é a mais provável.
O Honda ZR-V é vendido em três versões nos Estados Unidos: LX, Sport e EXL. Assim como no HR-V, desde as versões mais básicas, o modelo já oferece pacote de assistências de condução e segurança. Frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa vêm de série.
Na Sport, há o acréscimo de rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos aquecidos para motorista e passageiro da frente, partida remota do motor e alerta de ponto cego. Já a mais completa conta com sensores de estacionamento, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas e multimídia de 9 polegadas. Ainda não sabemos quais delas podem pintar por aqui.
Visualmente, o SUV é bem diferente dos demais Honda vendidos no Brasil. A dianteira tem uma enorme grade e faróis afilados, mais parecido com o Ford Kuga do que com o próprio Honda CR-V ou HR-V.
A traseira tem lanternas que parecem as do Honda City Sedan. Já o para-choque não é sobressalente à tampa do porta-malas, o que pode trazer à tona o trauma dos donos de Fit (batido).
Por dentro, o acabamento é bem parecido com o do Civic de 11ª geração. Posicionamento da central multimidia, design do volante e do cluster digital e até mesmo o ar-condicionado com saídas escondidas na grela horizontal do painel frontal remetem ao sedan médio.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews