Considerado um dos veículos mais icônicos do portfólio da Volkswagen, o Golf GTI deverá passar pela maior transformação de sua história até o final da década. O modelo trocará de geração, estreará plataforma inédita e, pela primeira vez, passará a ser totalmente elétrico. O projeto está em pleno desenvolvimento e vem sendo aguardado com bastante expectativa, tendo em vista a completa disrupção na comparação com as gerações anteriores.
Não à toa, a própria marca começa a dar detalhes da novidade para atiçar a curiosidade do público. Foi o caso do CEO Thomas Schäfer, que afirmou em entrevista recente à revista Auto Express que “o Golf GTI será um carro monstruoso”. Ainda de acordo com o executivo, o esportivo será lançado até o final da década (provavelmente em 2029) e chegará ao mercado combinando evoluções tecnológicas inéditas com a tradição de mais de 50 anos da sigla.
Além da motorização elétrica, o próximo Golf GTI terá a plataforma como um dos grandes destaques da nova geração. Trata-se da sofisticada arquitetura Scalable Systems Platform (SSP), que está sendo projetada pela Volkswagen em parceria com a norte-americana Rivian. A matriz estreará nos próximos lançamentos da Porsche e da Audi, a partir de 2027, e será usada dentro do grupo em diversas aplicações. No caso da VW, a arquitetura será inaugurada justamente pelo novo GTI.
O próprio Schäfer já disse que a base será “realmente escalável” e terá tamanhos específicos de acordo com cada veículo. Além disso, manterá os mesmos módulos e componentes principais, de modo a tornar máximo o efeito de escala. Gradualmente, substituirá as atuais bases MEB e EPP, sendo usada por todos os carros elétricos do grupo, desde Skoda e VW até Lamborghini e Bentley.
O visual ainda é guardado a sete chaves e, segundo Schäfer, está atualmente em fase digital. Nessa etapa, todo o trabalho é realizado virtualmente e, só depois, serão construídos os primeiros protótipos físicos. “Já conhecemos o desenho do carro e podemos sentar virtualmente nele”, disse. “As dimensões da plataforma e do veículo são claras, embora não estejam ajustadas até o último detalhe do design. Temos muitas etapas de iteração para concluir”, completou o executivo.
Enquanto o design segue em sigilo, o Golf GTE Sport Concept, apresentado em 2015, fornece um possível caminho a ser seguido. O protótipo chamou atenção pela agressividade do design na época e tem a mesma pegada “monstruosa” que a Volkswagen já confirmou que será seguida. A conferir.
Enquanto a nova geração não chega, a Volkswagen segue com o GTI atual à venda. No Brasil, a marca já confirmou que lançará o modelo em 2025, trazendo-o de volta ao catálogo nacional após quase seis anos. Sob o capô, terá o conhecido motor 2.0 turbo, quatro-cilindros, gasolina, com injeção direta, da família EA888. É o mesmo que está presente no Jetta GLI, porém em uma calibração mais agressiva, entregando 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque.
O câmbio é também famoso, o DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo. Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos. Em dimensões, o Golf GTI 2025 mede 4,28 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Nesse retorno ao país, o hatch médio brigará com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, custando algo em torno de R$ 300 mil.
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Fonte: direitonews