Vendido entre 2008 e 2017 como principal SUV médio do catálogo da General Motors, o Chevrolet Captiva está de malas prontas para voltar ao Brasil. O retorno do modelo, inclusive, já foi confirmado pela marca. Mas, diferente do anterior, não haverá motores de quatro cilindros ou V6 sob o capô. Desta vez, o SUV será elétrico e chegará ao país para posicionar a empresa diante dos vários crossovers eletrificados chineses que ganham espaço por aqui.
O lançamento do Chevrolet Captiva EV faz parte do pacote de cinco novidades que a GM lançará no Brasil ao longo de 2025. O primeiro lote já desembarcou por aqui e as unidades serão usadas nos testes finais de engenharia e homologação. “O Captiva EV é um produto estratégico dentro da linha de elétricos globais da Chevrolet e será lançado no Brasil até o fim do ano”, disse Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.
Diferente do primeiro Captiva, que usava a plataforma GM Theta, o novo é baseado na arquitetura do chinês Wuling Starlight S, do grupo Saic. Na prática, é a mesma receita já empregada no Spark EUV, que também já teve sua chegada confirmada ao Brasil em 2025. Nos dois casos, a Chevrolet usará a base de um veículo já lançado por uma marca parceira na China para desenvolver um modelo com sua própria logomarca.
Na comparação com o Starlight S, as mudanças visuais são mínimas e a estratégia de rebadge foi seguida à risca. A dianteira exibe a tradicional gravata da marca, mas mantém o mesmo esquema de faróis divididos. O mesmo vale para a traseira, que tem exatamente o mesmo design do SUV da Wuling (mudando apenas os emblemas).
Diante de mudanças apenas pontuais, as dimensões provavelmente serão as mesmas, o que significa que o novo Chevrolet Captiva EV deve medir 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. No porta-malas, o gêmio chinês leva 610 litros.
O painel do novo Chevrolet Captiva EV foi revelado brevemente em um vídeo de divulgação da marca, no qual se vê que será basicamente o mesmo do Wuling (seguindo o que já vimos do Spark EUV). São esperados equipamentos como quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e central multimídia de 15,6 polegadas com reconhecimento de voz e atualizações por nuvem.
No chinês, o pacote de segurança é do tipo Adas nível 2, incluindo ACC (controle de cruzeiro adaptativo), frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego traseiro e outros itens.
No Starlight S, o motor elétrico entrega 204 cv de potência e é alimentado por um pacote de baterias de 60 kWh, do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato). No padrão chinês WLTC, o modelo possui 510 km de autonomia. O conjunto adotado pelo Captiva provavelmente será o mesmo, mas o alcance no Brasil certamente será menor, já que o Inmetro adota padrões de medição menos otimistas.
O lançamento do Chevrolet Captiva EV é aguardado para os próximos meses e, ao que tudo indica, o modelo será vendido na versão Premier — a mesma de outros carros da GM, como Onix e Tracker.
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Fonte: direitonews