O novo BYD Dolphin foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) recentemente e já tem data para estrear no Brasil. O hatch elétrico reestilizado será lançado no último trimestre de 2026 e será montado em Camaçari (BA), assim como antecipado por Autoesporte. Só que enquanto a chegada às lojas não acontece, fomos até a China para conhecer o carro de perto e agora contamos tudo o que muda com as atualizações.
Para começo de conversa, o novo BYD Dolphin terá algumas alterações no design. Os faróis, por exemplo, estão com um novo desenho e passam a ser contornados pelo DRL. Além disso, o para-choque foi remodelado. Em resumo, a dianteira está mais discreta e minimalista.
Na traseira, as mudanças foram ainda mais comedidas. A escrita “Build Your Dreams” foi removida das lanternas interligadas e deu lugar para a sigla “BYD”, assim como já aconteceu com outros carros da fabricante chinesa. Os grafismos também são novos, assim como a entrada de ar no para-choque.
Na cabine, ainda mais mudanças. O volante é mais moderno e o console central foi completamente remodelado. Por isso, o botão diferentão de troca de marchas que ficava abaixo da central multimídia foi descontinuado e passou a ser posicionado como uma alavanca na coluna de direção.
Aliás, o Dolphin está com ainda menos botões no interior e, consequentemente, com telas maiores. O painel de instrumentos digital de 5 polegadas passa a ter 8,8 polegadas. Já a central multimídia mantém os 12,8″, mas traz um novo desenho. Para completar, o carregador de celular por indução foi reposicionado e agora há espaço para uma mini geladeira, que também funciona como um compartimento aquecido.
Com a nova carroceria, o Dolphin reestilizado passa a ter 4,28 metros de comprimento. Ou seja, está 16 cm mais comprido. As demais dimensões, como os 1,57 m de altura, 1,77 m de largura e 2,70 m de entre eixos foram mantidas. O porta-malas também deve seguir com os mesmos 345 litros de capacidade.
Apesar da reestilização, o novo Dolphin vai continuar sendo equipado com as duas opções de motores elétricos já disponíveis no Brasil, com 95 cv na versão GS ou 204 cv de potência na Plus.
Em relação a bateria, as duas versões passam a ter capacidade para 45,1 kwh, contra 44,9 kwh da opção atual. Com isso, a autonomia sobe para 410 km e 420 km, respectivamente, no padrão medição chinês CLTC.
Só que, na China, há ainda uma configuração topo de linha inédita com o mesmo conjunto do BYD Yuan Pro, que entrega até 177 cv. Neste caso, a bateria é maior, com 60,5 kwh, e a autonomia passa a ser de 520 km, no mesmo ciclo. Resta saber se essa opção chegará ao nosso país.
E vale lembrar que, em 2027, o BYD Dolphin passará a ter ainda uma versão híbrida flex, que, inclusive, será fabricada em Camaçari (BA).
A reestilização do BYD Dolphin também inclui uma lista de equipamentos mais recheada. Isso porque o hatch compacto elétrico passa a ter o sistema “God’s Eyes”, que inclui 12 câmeras e cinco radares ultrassônicos. Desta forma, entrega visualização 360°, assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga, frenagem autônoma de emergência e reconhecimento de placas. Podemos esperar que pelo menos alguns desses itens cheguem ao nosso mercado.
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Fonte: direitonews





