Novo BYD Bao 5 entra para o Guinness antes de vir ao Brasil; veja por quê


A BYD divulgou que o novo Fang Cheng Bao 5 bateu um recorde que será incluído no Guinness Book, o livro dos recordes. O SUV médio subiu uma montanha de 5,980 metros na China e se tornou o primeiro modelo híbrido plug-in a atingir tal altitude no mundo.

Este trajeto pelas montanhas não foi fácil. O Fang Cheng Bao 5, apelidado como Bao 5, partiu do Tibete a uma altitude de 3,650 metros e percorreu uma longa e sinuosa trilha até chegar à passagem de Lajong, em território chinês. A distância percorrida não foi divulgada.

No ponto mais alto da jornada, a altitude atingiu exatos 5,980.05 m do nível do mar, declarou a BYD. Nenhum outro carro híbrido com motor plug-in chegou tão próximo das nuvens por terra. A expectativa é que o recorde seja registrado no Guinness Book nos próximos dias.

Porém, a BYD ainda tem alguns quilômetros de altitude para percorrer se quiser bater o recorde do veículo que chegou mais alto na história. Quem pode se gabar disso é a Porsche, que levou um 911 Carrera 4S a insanos 6,741 metros do nível do mar, no vulcão de Ojos del Slado, localizado no Chile.

O Bao 5 pertence à marca de carros aventureiros da BYD, a Fang Cheng Bao. Além dela, a fabricante chinesa também é dona da Denza e da Yangwang. Esta última ficou famosa por conta do U8, um SUV elétrico de grande porte que pode girar 360° em seu próprio eixo.

O Yangwang não será vendido no Brasil por exceder o limite de peso para veículos leves, mas Autoesporte pode dizer que o Fang Cheng Bao 5 está nos planos da marca. Seu corpanzil tem 4,89 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos

O SUV será o primeiro a usar uma plataforma híbrida para modelos com foco no off-road. Serão duas opções de motorização a gasolina: 1.5 ou 2.0, ambos turbinados. Os clientes também poderão escolher dois tamanhos (gigantescos) de bateria: 135 kWh ou 185 kWh.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Números prévios de consumo indicam que o Bao 5 poderá fazer até 12,8 km/l, nada muito impressionante para um híbrido, mas certamente relevante para um carro de mais de 680 cv. Tal potência proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos.

Mas a tecnologia mais interessante é a possibilidade de fornecer energia elétrica para uma casa — mais exatamente 6 kW. Além disso, quando carregado em uma estação rápida, o Bao 5 pode recuperar 125 km de autonomia em 16 minutos.

Por dentro, chama atenção o fato do Bao 5 ter painel de instrumentos digital, central multimídia e uma terceira tela exclusiva para o passageiro dianteiro. A marca pretende estimular o uso de comandos de voz para facilitar a convivência com o carro.

Não há previsão de data para a chegada do Fang Cheng Bao 5 ao Brasil. Provavelmente, o SUV híbrido também não será vendido com este nome. Resta saber se a BYD apostará em um “rebranding”, colocando sua marca neste novo carro.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Carreta Furacão é condenada em R$ 70 mil por usar “Fofão” sem autorização
Próxima Secretário de Defesa dos EUA enfatiza importância de manter diálogo com a Rússia durante ligação