Novo BMW X3: preços, versões e equipamentos


A BMW anuncia a chegada do X3 M50 ao Brasil por R$ 624.950, confirmando notícia trazida por Autoesporte em novembro do ano passado. A nova geração do SUV médio chega inicialmente em versão única de acabamento, assinada pela divisão esportiva da marca, Motorsport, que substitui o antigo X3 M40i no mercado brasileiro.

Vendido sempre em versões híbridas leves ou plug-in globalmente, o novo BMW X3 aporta no Brasil inicialmente com sistema híbrido leve de 48V, para chegar próximo dos 400 cv. Autoesporte já testou o SUV na versão esportiva M50. Por enquanto, será a única configuração disponível no Brasil, importada dos Estados Unidos.

Até o fim deste ano, a marca deve lançar a versão 30 xDrive do novo X3, igualmente importado e também híbrido leve. Ainda não há confirmação da configuração com conjunto híbrido plug-in nem quanto à produção local do novo X3 em Araquari (SC), como parte do investimento de R$ 1,1 bilhão feito na planta catarinense no ano passado.

Voltando ao X3 M50, seu motor continua sendo 3.0 turbo de seis cilindros em linha a gasolina, que, sozinho, rende 381 cv de potência e 55 kgfm de torque. Um motor elétrico auxiliar, acoplado à transmissão e ativado por uma correia ligada ao virabrequim, entrega 18 cv e 20,4 kgfm extras. Assim, chegamos a 398 cv de potência e 59,1 kgfm de torque combinados.

O conjunto elétrico é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio de 0,9 kWh. A combinação proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h do novo BMW X3 M50 em 4,6 segundos, de acordo com a fabricante.

O sistema híbrido leve é acionado nos momentos em que o motor a combustão é mais exigido, como arrancadas e ultrapassagens, elevando temporariamente os números de potência e torque. Também é um recurso para melhorar o chamado “turbo lag”, melhorando a reatividade do SUV. Mas engana-se quem pensa que o único aprimoramento técnico do motor de seis cilindros diz respeito à eletrificação.

A BMW atualizou os sistemas de admissão e exaustão, instalou novos dutos de óleo, substituiu o virabrequim e deu um novo acerto ao turbocompressor. A partir disso, foram extraídos 11 cv e 4 kgfm extras em comparação com a geração anterior do SUV.

As quatro saídas de escape não deixam mentir que, apesar de ser híbrido leve, o X3 traz o ronco característico que consagrou a linha Motorsport. Coloque isso na conta do sistema ativo de abafadores.

Por fim, a divisão também foi responsável pelo desenvolvimento da suspensão adaptativa, onde todos os amortecedores são controlados individualmente por um sistema eletrônico. De tal forma, o X3 ficará mais rígido em seus modos mais permissivos.

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Sua vocação esportiva também transparece no visual, visto que o X3 de nova geração aparenta ser um pouco mais conservador que outros carros da BMW. No lugar dos faróis estreitos e subdivididos do X7, o SUV médio premium incorpora um visual mais próximo ao X1. Da mesma forma, a grade frontal dividida tem tamanho proporcional em comparação com a carroceria, sem partir para uma abordagem mais ousada.

As lanternas começam estreitas na tampa do porta-malas e depois se abrem ao chegar na região lateral. Spoiler e para-choque pintados de preto são características exclusivas da versão M50. Sobre suas proporções, o SUV médio manteve algumas dimensões e cresceu em outras, agora ostentando 4,75 metros de comprimento (+ 4 cm), 1,92 m de largura (+2 cm), 1,66 m de altura e 2,86 m de distância entre-eixos.

Já o pacote de equipamentos oferece central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital, luzes ambientes com 15 combinações de cores, bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado de três zonas, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento e head-up display. O volante ainda traz uma pequena faixa vermelha, como os carros clássicos da BMW Motorsport.

Enfim, na parte de assistências ativas e passivas, o X3 oferece controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, detector de ponto cego e sistema de estacionamento autônomo.

O BMW X3 M50 está desembarcando no Brasil e já pode ser encomendado nas concessionárias.

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Fonte: direitonews

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