Depois de alguns teasers, a BMW finalmente apresentou o novo X2. O modelo, que corria às margens da estratégia da marca nos últimos anos, volta a se encaixar no portfólio, assim como aconteceu com X4 e X6. Agora, ele será o SUV cupê de entrada da marca e uma opção mais esportiva ao X1.
Para quem não está tão familiarizado com o termo “SUV cupê”, as referências mais comuns são o Volkswagen Nivus e o Fiat Fastback. Ambos são utilitários com queda acentuada no teto da altura da coluna C até a tampa do porta-malas.
Mas, voltamos ao X2. Na dianteira, o SUV tem semelhanças ao X1. Ainda assim, a grade dupla tem desenho diferente e é mais pontuda. O para-choque também muda e agora tem linhas mais robustas e tomada de ar inferior em formato de “A”.
A parte inferior da carroceria é idêntica à do X1, inclusive as folhas de metal das portas. No entanto, o BMW X2 mostra sua personalidade na lateral com a nova queda cupê. O modelo ainda tem opções de rodas entre 17 e 21 polegadas.
A traseira foi construída com lanternas bem afiladas, assim como nos X4 e X6, mas a tampa do porta-malas é mais abaulada e menos vincada, o que pode ajudar no tamanho do compartimento. Já o para-choque tem linhas bem marcadas e duas saídas duplas de escapamento.
Internamente, o X2 não deve ter menos espaço para a cabeça dos ocupantes da segunda fileira. Em carros com carroceria cupê isso é comum, mas o novo SUV tem desenho que espera até o fim da cabine para iniciar a queda.
No painel, são duas telas: uma de 10,25 polegadas para o cluster de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a central multimídia. O console central é o mesmo que vemos no X1, assim como o sistema de carregador sem fio para celulares.
Os bancos são inteiriços e esportivos, com formato diferente do irmão convencional. O acabamento mescla couro sintético e suede, assim como nos painéis frontal e de portas. O mesmo nível de revestimento é aplicado no banco traseiro. Para os ocupantes da segunda fileira, ainda há saída de ar-condicionado e duas portas USB do tipo C.
São três opções de motores. Uma é um 1.5 turbo a gasolina, que tem auxílio de um sistema híbrido leve. Neste caso, os dados de potência e torque ainda não foram revelados. A segunda é um 2.0 turbo a gasolina de até 317 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Por fim, há ainda uma configuração elétrica. Esta terá dois motores elétricos que, juntos, rendem 317 cv de potência e 50,4 kgfm de torque.
O X2 será lançado no Salão de Automóvel do Japão neste mês. Já a opção elétrica iX2 chega depois, em março de 2024. Ambos os veículos ainda não têm data para desembarcar no Brasil.
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Fonte: direitonews