Novo BMW Série 1 insiste em ser hatch em mundo dominado por SUVs


A BMW deve saber algo que a Mercedes não sabe ao anunciar a quarta geração do Série 1, que insiste na categoria de hatches médios, enquanto seu rival Classe A já teve o fim anunciado para o ano que vem. Em um mundo cada vez mais focado em SUV, a eletrificação foi a saída para que o hatch continuasse em linha.

Sendo assim, toda a linha terá o sistema micro-híbrido de 48V, tanto as versões a gasolina quanto as movidas a diesel. A começar pelo 120, tem o mesmo 1.5 de três cilindros atual com 170 cv de potência, 8 cv a menos, o que o deixa 0,8 segundo mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h, mesmo com ajuda do motor elétrico. O prazo é cumprido em 7,8 segundos.

O 120d, movido a diesel, também ficou menos potente e mais lento. Perdeu 27 cv (agora são 163 cv) e 0,6 segundo de tempo para chegar aos 100 km/h, cumprindo a marca em 7,9 segundos. O BMW 118d, também equipado com um motor diesel de quatro cilindros, entrega 150 cv e uma aceleração de 8,3 segundos. Há ainda duas outras opções a gasolina que serão lançadas até o fim do ano.

O novo BMW Série 1 mudou pouco o visual e suas proporções. Aumentou 42 milímetros, para 4,36 metros de comprimento, enquanto a distância entre-eixos mantém os 2,67 m atuais. A largura do veículo é de 1,80 m, enquanto a altura aumentou 25 milímetros, para 1.46 m.

Já o visual, é mais próximo de um facelift, afinal, as linhas laterais e desenhos das portas continuam os mesmos — além da manutenção da distância entre-eixos ser outro indício disso. Mas a chamada quarta geração (assim a marca alemã se refere) traz grade menor e faróis mais finos, resolvendo as proporções exageradas do Série 1 vendida hoje no Brasil.

Na traseira foram mantidos o spoiler que alonga o teto sobre o vigia traseiro e as molduras laterais do vidro. A coluna “C” ganha um aplique plástico com o número 1 em baixo relevo. As lanternas são a grande mudança da parte de trás, com novo formato mais moderno.

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No interior, outro sinal dos tempos. Painel digital e central multimídia agora parecem fazer parte de uma tela só, mas são duas, cada uma com 10,25 polegadas e 10,7 polegadas respectivamente. O visual, no entanto, é mais limpo, com menos botões físicos e a troca da alavanca de câmbio por um seletor do estilo joystick.

A BMW prevê o lançamento do novo Série 1 para outubro deste ano com prioridade para a Alemanha, outros países europeus e Japão. Apesar disso, o Brasil pode receber a nova geração. A atual é vendida somente na versão 118i Sport GP por R$ 313.950.

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Fonte: direitonews

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