A chegada da aguardada família de modelos Neue Klasse da BMW acaba de ser oficializada com a estreia do novo iX3 2026. Principal atração da marca no Salão de Munique, o SUV chega ao mercado totalmente renovado e com a missão de antecipar o design e as tecnologias que estarão em todos os próximos carros da marca daqui para frente. É, desde já, o primeiro veículo definido por software (SDV) da empresa.
Com a estreia da Neue Klasse, a BMW criará uma gama completamente inovadora de modelos e lançará quase 40 carros novos ou remodelados com o mesmo padrão do iX3. O próximo da lista será um sedã posicionado como equivalente elétrico do Série 3. Como disse Oliver Zipse, CEO da marca, a nova plataforma representa um “grande salto” em linguagem de design, tecnologia e experiência de direção.
Baseado no conceito Vision Neue Klasse X apresentado em 2024, o novo iX3 é fiel às linhas do protótipo e aposta forte na pegada retro-futurista. “O design é uma interpretação muito moderna do que a BMW sempre representou”, afirma Adrian van Hooydonk, chefe de design da marca. “Com a nossa nova linguagem de design, o novo iX3 parece voltado para o futuro, moderno e atemporal – mas, acima de tudo, mais BMW do que nunca.”
Na dianteira, a grade vertical em formato de rim e o conjunto de faróis duplos são uma clara inspiração em clássicos como o Série 2002. Destaque para a combinação de entradas de ar esculpidas e detalhes em preto brilhante no para-choque, substituindo o revestimento plástico tipicamente visto em SUVs e crossovers.
Na traseira, as lanternas dispostas horizontalmente são divididas por uma seção rebaixada que imita o formato do spoiler do teto. Os refinamentos aerodinâmicos reduziram o coeficiente de arrasto para 0,24 — uma melhoria notável em relação aos 0,29 do iX3 anterior. As rodas podem ser de 20, 21 ou 22 polegadas e, dependendo da versão, combinadas com pinças de freio azuis ou vermelhas.
Em termos dimensionais, o novo iX3 mede 4,78 metros de de comprimento, 1,89 m de largura e 1,63 m de altura, com uma distância entre-eixos de 2,89 metros. Na comparação com a linhagem anterior, o novo é 4,9 centímetros mais comprido e possui 3,4 cm a mais no entre-eixos. O porta-malas acomoda O porta-malas acomoda 861 litros e sobe para 1.841 litros com o banco traseiro rebatido.
Na cabine, o destaque fica por conta do sistema Panoramic iDrive, formado por uma super tela informativa que vai de uma coluna à outra ao longo da base do para-brisa. O sistema funciona em conjunto com uma tela central de 17,9 polegadas e um head-up display 3D opcional, todos equipados com o mais recente sistema operacional da marca.
Na prática, é uma mudança drástica em relação aos layouts atuais da marca e mais ainda na comparação com os painéis de instrumentos mais centrados no motorista do passado. Para agradar os consumidores mais tradicionais, a BMW manteve os controles físicos para os itens essenciais, como limpadores de para-brisa, indicadores de direção, retrovisores, volume, seletor de marchas e freio de estacionamento.
Outro destaque tecnológico do novo iX3 é a adoção de quatro computadores de alto desempenho chamados pela BMW “supercérebros”. Os dispositivos fazem parte do “sistema nervoso digital” do veículo e, na prática, cada unidade controla a dinâmica de condução, os sistemas de direção automatizada, o sistema de entretenimento e as funções básicas.
Entre os assistentes de direção, o conjunto ADAS é completo e oferece até condução sem intervenção manual por períodos prolongados. Outra inovação do iX3 é o fato de ser um veículo definido por software, ou seja, continuará sendo melhorado ao longo de seu ciclo de vida com atualizações remotas.
A plataforma Neue Klasse usa uma arquitetura elétrica de 800 volts combinada com motores elétricos recém-desenvolvidos, além de células de bateria cilíndricas de alta densidade. Na versão de lançamento, o iX3 50 xDrive, são usados dois motores elétricos com tração integral, entregando 469 cv de potência e 65,7 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 97 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima de 209 km/h. Os motoristas podem escolher entre os modos Sport, Efficient, Silent e Personal.
A empresa não especificou a capacidade da bateria, mas a autonomia no padrão EPA, dos Estados Unidos, será de aproximadamente 644 km. Destaque ainda para o carregamento rápido CC de 400 kW, capaz de adicionar 370 km de autonomia ao iX3 em apenas 10 minutos ou recarregar de 10% a 80% em 21 minutos. O modelo suporta carregamento bidirecional e possui uma aba com sensor para abrir e fechar automaticamente a porta de recarga.
No mercado internacional, incluindo Estados Unidos e Europa, o lançamento do novo iX3 está programado para 2026. No segmento de SUVs elétricos premium, os principais rivais serão Audi Q6 e-tron, Porsche Macan EV, Mercedes-Benz GLC EV e o futuro Volvo EX60. Toda produção será concentrada na nova fábrica da BMW em Debrecen, Hungria.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews