Novo Audi Q8 têm luzes inteligentes para evitar batidas mesmo com o carro parado


A Audi reestiliza discretamente o visual da dupla Q8 e SQ8, mas traz tecnologias inéditas para um carro da marca. Pela primeira vez a fabricante alemã usa faróis HD Matrix LED, incluindo um laser como farol alto, além de lanternas traseiras de OLED, que já equipam outros modelos, como o Q5. Mas esse conjunto óptico também tem uma função importante para a segurança: evitar batidas com o carro parado.

Quando um veículo se aproxima a menos de 2 m de um Q8 estacionado, todas as luzes se acendem automaticamente para o carro ficar mais visível e chamar a atenção do outro motorista. Isso pode evitar uma colisão, por exemplo, pensando em um ambiente escuro que possa comprometer a visão de quem dirige o outro carro.

VEJA TAMBÉM

Há também mudanças no visual, porém, mais sutis. A grade dianteira passa a ter inserções octogonais integrando entradas de ar maiores na parte inferior do para-choque. Há agora cinco novas opções de rodas com tamanhos que variam de 21 a 23 polegadas e três novas cores de pintura chamadas, sendo um dourado, um azul e um vermelho. No caso SQ8 a grade é um pouco mais destacada para dar mais esportividade.

O design interno não mudou, mas há novas opções de revestimentos e itens decorativos. Para a central multimídia, a Audi disponibiliza mais aplicativos, inclusive os mais populares de música, Spotify e Amazon Music, que estavam ausentes.

A motorização também não muda. Na Europa há opção de um V6 3.0 turbo a gasolina de 335 cv de potência e 51 kgfm de torque e um 3.0 turbodiesel com 228 cv e 51 kgfm. Uma versão mais potente deste propulsor entrega 282 cv de potência e 61,2 kgfm.

Já o esportivo SQ8 (não oferecido no Brasil) é vendido com um motor V8 4.0 turbo a gasolina com 500 cv de potência e 78,5 kgfm de torque. Segundo a Audi, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Ainda não há detalhes do RSQ8.

Os preços do Q8 na Alemanha partem de 86.700 euros, o equivalente a R$ 479 mil na conversão direta, enquanto o SQ8 chega a 119.500 euros, cerca de R$ 638 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Dino sobre voto sigiloso no STF: “É um modelo possível, mas não é debate para agora”
Próxima Município trabalha para cumprir prazos