Novo Audi Q5 está confirmado para o Brasil; saiba quando chega às lojas


O Audi Q5 está com o passaporte carimbado para o Brasil. A terceira geração vai ser vendida por aqui a partir do último trimestre de 2025, tanto na carroceria SUV, como Sportback. Ou seja, a qualquer momento. Vale lembrar que o carro de luxo teve o visual atualizado, recebeu equipamentos inéditos e traz uma nova motorização. O preço ainda não foi revelado.

No design, o que mais chama a atenção no Audi Q5 é a grade frontal, combinada aos faróis de LED bem estreitos. Abaixo deles, onde normalmente ficariam as luzes de neblina, há grandes entradas de ar. Outra novidade no visual fica por conta das opções de rodas, que passam a ser maiores: entre 17 a 21 polegadas, dependendo da versão.

Analisando a lateral do Q5 é possível perceber que o SUV cresceu. Na terceira geração, passa a ter 4,71 metros de comprimento. São 3 cm a mais na comparação com o antecessor. As demais dimensões, de 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos, foram mantidas. Já o porta-malas comporta 465 litros.

Na traseira, o novo Audi Q5 tem um visual semelhante ao do Q8 e-tron. Isso por conta das lanternas interligadas. Aliás, o SUV passa a contar com a tecnologia OLED, que proporciona mais de 200 combinações para a iluminação.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Na cabine, a marca alemã resolveu apostar em uma linguagem de design mais futurista e moderna, assim como tem feito com seus outros carros. Por isso, são três telas: uma para o painel de instrumentos, outra para a central multimídia e mais uma de entretenimento para o passageiro dianteiro.

O acabamento traz revestimentos de couro em todos os bancos, e ainda materiais emborrachados e macios nos painéis das portas. Há também uma fita de LED com diversas opções de cores para trazer uma sofisticação extra no interior.

Em relação aos principais itens de segurança, o Audi Q5 vai chegar ao mercado com sensores de ponto cego, controle de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.

Na nova geração, o Audi Q5 será vendido somente com uma opção de motorização. Trata-se do já conhecido motor 2.0 TFSI, mas que também está na nova geração e, por isso, passa a entregar 272 cv de potência (antes eram 265 cv) e 40,8 kgfm de torque. Aliado ao propulsor, há um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas e tração integral. Aliás, é o mesmo conjunto usado no novo Audi A5. Informações de desempenho e consumo ainda não foram divulgadas.

Ainda assim, isso significa que a opção com motorização híbrida plug-in sai de linha, ao menos por enquanto. A chamada TFSIe combinava o motor turbinado 2.0 TFSI de 252 cv e 37,7 kgfm a um elétrico de 143 cv e até 35,7 kgfm. Juntos, entregavam uma potência de 367 cv e 51 kgfm de torque combinados.

Vale lembrar que, em outros mercados, o Audi Q5 também será comercializado com motores micro-híbridos (MHEV). A marca instalou uma pequena bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com 1,7 kWh de capacidade, bem como um motor elétrico e um gerador simples. As opções disponíveis trazem os motores 2.0 turbo, a gasolina ou diesel, capazes de desenvolver 204 cv de potência.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Planejamento familiar: juiz reconhece dupla maternidade de criança em MG
Próxima Hungria bloqueia ajuda à Ucrânia, gerando aflição dos políticos russófobos em Bruxelas, diz mídia