Novo Audi A5 tem até teto com ajuste de transparência por R$ 380 mil


A nova geração do Audi A5 entrou em pré-venda no Brasil em maio de 2025, por uma “bagatela” de R$ 379.990. Disponível em versão única, a Performance S Edition Quattro, o sedã médio está bem posicionado contra seu principal rival, o BMW Série 3 320i M Sport. As primeiras unidades, inclusive, estão previstas para chegar às garagens dos clientes em setembro deste ano.

Até o momento, a marca alemã não disponibilizou o novo A5 para teste. Mas Autoesporte já conheceu o modelo de perto e conta agora cinco detalhes interessantes sobre a nova geração do sedã. Confira!

A terceira geração do Audi A5 chega ao mercado brasileiro para substituir dois modelos de uma só vez. O sedã médio atualizado entra no lugar tanto do antigo A5 quanto do A4, que saiu de linha definitivamente.

A estratégia de tirar o A4 a combustão de linha, aliás, é global. Isso porque houve uma mudança de posicionamento no portfólio da marca alemã que engloba um novo sistema de nomenclatura: números ímpares representam modelos a combustão e pares correspondem aos elétricos. Além disso, vale destacar que o modelo estreia a Plataforma Premium a Combustão (PPC) no Brasil.

Importante reforçar que, com a nova base, o Audi A5 de terceira geração está maior em relação ao antecessor. São 4,82 metros de comprimento (+ 6,7 cm), 1,76 m de largura (+ 1,3 cm), 1,46 m de altura (+ 1 cm) e o entre-eixos de 2,90 m (+ 8 cm). Já o porta-malas tem 417 litros de capacidade. Os passageiros, vale dizer, terão um bom espaço na segunda fileira, ainda que o túnel central seja mais recuado e elevado.

Além de chegar bem posicionado, o Audi A5 também estreia mais potente que o BMW Série 3 em sua versão equivalente. O sedã da marca das quatro argolas é equipado com o motor 2.0 turbo FSI, de quatro cilindros em linha, que desenvolve 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O conjunto é aliado ao câmbio automático S tronic de sete velocidades.

Já o BMW Série 3 320i M Sport entrega 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, graças ao motor 2.0 turbo aliado ao câmbio automático de oito marchas. Segundo a fabricante, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 7,1 s e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. Já no Audi, a mesma tarea é cumprida em 5,9 s e a velocidade máxima é de 210 km/h.

Importante dizer que a nova geração do A5 também oferece carroceria do tipo perua (Avant), opção MHEV de 48 volts e configurações esportivas equipadas com propulsor V6 3.0 turbo (S5 e S5 Avant). Essas, entretanto, não foram anunciadas para o mercado nacional.

Você já deve ter ouvido falar, ou até visto, o teto panorâmico do Porsche Taycan, que tem o tão falado “controle de luminosidade”. Pois bem. Tal qual o esportivo da fabricante rival, o novo A5 inaugura na linha da Audi tecnologia parecida.

De acordo com a fabricante, o novo teto panorâmico vem de série e oferece um sistema de transparência ajustável. Portanto, o condutor pode escolher quanto de luz entra na cabine com as diversas opções de opacidade.

Na imagem acima, o teto está dividido entre transparência total e fosca. Um recurso bem interessante no sedã de R$ 380 mil. Afinal, o Taycan, por exemplo, não sai por menos de R$ 820 mil no Brasil.

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Ao contrário do rival direto, que tem tração traseira, o novo Audi A5 chega ao mercado com tração integral. É o conhecido sistema Quattro, com tecnologia Ultra. Este promete uma maior performance em termos de estabilidade, corrigindo a distribuição de força no sedã médio.

No exterior, o Audi A5 terá alguns equipamentos que (para a tristeza de alguns) não serão oferecidos no Brasil. Esse é o caso, por exemplo, dos faróis Matrix e da tela para o passageiro no painel. Entretanto, alguns detalhes novos chamam bastante a atenção no modelo.

Assim que entrei na cabine, notei o novo conjunto de telas curvilíneas. Neste caso, a central multimídia MMI de 14,5 polegadas é integrada ao painel de instrumentos de 11,9″ Full HD. Além do design, a disposição ajuda a visualização do motorista e vai facilitar bastante a dirigibilidade.

Não por menos, o acabamento é esmerado e está mais alinhado com a nova linguagem da Audi, com elementos em alumínio escovado fosco. Os bancos são revestidos por mistura de couro legítimo e sintético e oferecem muito conforto para o motorista. Além disso, vale mencionar o novo design para o volante.

Entre os recursos de assistência ao motorista há controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída e permanência em faixa, assistente de estacionamento traseiro e frenagem autônoma de emergência.

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Fonte: direitonews

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