Após a confirmação de que ocuparia o lugar do A4 no Brasil, a terceira geração do Audi A5 finalmente está disponível, em pré-venda, por R$ 379.990. Oferecido em versão única, Sedan 2.0 TFSI Performance S edition quattro, o sedã médio deve começar a chegar às garagens dos clientes em setembro.
A mudança de posicionamento no portfólio da Audi toma como base o novo sistema de nomenclatura da marca, em que números ímpares representam modelos a combustão e pares correspondem aos elétricos. Além disso, vale destacar que o modelo estreia a Plataforma Premium a Combustão (PPC) no Brasil.
O novo Audi A5 vem equipado com motor 2.0 turbo FSI, quatro-cilindros em linha, que desenvolve 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Aliado ao propulsor temos o câmbio automático S tronic de sete velocidades e tração quattro (integral) com tecnologia Ultra.
Com tal conjunto, o modelo faz o 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, e atinge velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). A nova geração do A5 também oferece carroceria do tipo perua (Avant), opção MHEV de 48 volts e configurações esportivas equipadas com propulsor V6 3.0 turbo (S5 e S5 Avant). Estas, entretanto, não foram anunciadas para o mercado nacional.
No design, o sedã segue a identidade visual já adotada pela marca com, por exemplo, o Q6 e-tron. Assim, a grade dianteira ficou mais larga, com padrão de colmeia, e centraliza o logo da fabricante, escurecido, na parte superior. O capô tem linhas bem marcadas e os para-choques foram reformulados. Por fim, os faróis também foram renovados e estão mais afilados; e têm tecnologia Matrix LED.
Na traseira, as lanternas são unidas por uma barra iluminada, seguindo a atual tendência visual do mercado, e têm design tridimensional. Além disso, a Audi garante que o acesso dos usuários ao porta-malas foi facilitado por conta da abertura da tampa.
Vale dizer, entretanto, que a capacidade do porta-malas diminuiu de 480 litros — no A4 — para 445 litros no novo A5. No quesito dimensões, o sedã tem 4,83 metros de comprimento (+ 6,7 centímetros em relação ao predecessor), 2,10 m de largura (+ 7,7 cm) e entre-eixos de 2,89 m (+ 7,2 cm); diminuindo apenas 1,8 cm de altura, que foi para 1,41 m.
Outros destaques vão para as rodas de 20 polegadas com detalhes polidos e acabamento em tons de cinza acetinado e fosco. Já o pacote S line inclui frisos decorativos nos vidros com acabamento em preto brilhante, maçanetas externas e capa dos retrovisores em preto brilhante e saídas de escapamento com formato quadrado e acabamento cromado escurecido. Por fim, o pacote também adiciona projeção de logotipo pelo retrovisor e suspensão esportiva S.
Na cabine, o motorista tem à disposição quadro de instrumentos digital de 11,9″ e central multimídia com tela de 14,5 polegadas, além de head-up display. O painel está mais elevado, proporcionando mais facilidade no acesso do condutor aos recursos do veículo. O volante tem formato esportivo, com base e parte superior planas, além de ser multifuncional e oferecer aletas para trocas de marchas. Já o acabamento é esmerado, com elementos em alumínio escovado fosco e costuras contrastantes em couro. Os bancos são revestidos por mistura de couro legítimo e sintético.
Carregador de celular por indução, pacote de luzes ambiente personalizáveis com 30 cores diferentes, sistema de som Audi Sound-System com 10 alto-falantes e teto solar panorâmico com regulagem de transparência também compõem a lista de itens de série.
Temos ainda airbags laterais e dianteiros, airbag central na frente, alerta de saída da faixa, assistente de desvio e conversão na frente, assistente de estacionamento plus com indicação de distância, assistente de frenagem de emergência e de tráfego transversal dianteiro; controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e detector de atenção e sonolência do condutor.
Para completar o pacote, o novo Audi A5 também traz faróis DRL com controle automático das luzes, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e função memória para o motorista, sistema start-stop e porta-malas com abertura e fechamento elétricos.
Já as cores disponíveis são: Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Arkona, Branco Geleira, Cinza Daytona perolizado, Preto Mito e Vermelho Granadina metálico, com o acabamento interno sempre na cor preta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews