Novo Audi A5 chega para substituir A4 e tem até motor híbrido


A Audi acaba de apresentar a nova geração do A5, que virá para substituir o atual A4. A mudança tem como base o novo sistema de nomenclatura da marca, onde os números ímpares representam modelos a combustão e pares correspondem aos elétricos. Seja como for, o A5 chega com um novo visual, mais tecnologia e até com uma opção micro-híbrida inédita.

Assim como acontece no A4, o novo A5 terá opção sedã e perua Avant, com opções esportivas (S5 e S5 Avant). A mudança no design é clara e até remete uma pegada mais cupê com estilo sportback. As linhas são mais marcadas e há rodas maiores de 17 a 20 polegadas. Para as versões S5 e S5 Avant, os detalhes são escurecidos e a carroceria é mais baixa, com uma redução na altura em relação ao solo de 20 milímetros.

Na dianteira, o modelo traz uma grade mais larga com formato em colmeia, novos faróis finos com a tecnologia de LED Matrix e para-choques reformulado. Na traseira, que lembra o Q6 e-tron, além de uma caída proeminente, há uma lanterna contínua com design tridimensional. Com a nova tecnologia OLED, há mais de oito assinaturas luminosas que mudam de acordo com a situação.

De acordo com a Audi, a tampa do porta-malas agora abre em conjunto com o vidro traseiro, facilitando o acesso ao bagageiro. No Avant, a linha de teto é mais esticada. O para-choques tem acabamento mais escuro e as pontas do escapamento apresentam um formato retangular.

O modelo também está maior em relação ao antecessor. São 4,82 metros de comprimento e 1,76 m de largura. Ou seja, está 6,7 cm mais comprido e 1,3 cm mais largo. A altura é de 1,46 m (+ 1 cm) e o entre-eixos de 2,90 m (+ 8 cm). Estão, espera-se um espaço ainda mais confortável na cabine. O porta-malas, no entanto, reduziu de 480 litros para 445 l no sedã, bem como para 476 l na perua.

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Por dentro, o Audi A5 passa por uma atualização significativa e é praticamente o mesmo interior do Q6 e-tron. Tem uma pegada mais refinada, com o mesmo conjunto de telas do SUV elétrico. Então, a central multimídia MMI tem 14,5 polegadas e é curvada para a direção do motorista. Há também um painel de instrumentos de 11,9”, bem como um head-up display que permite controlar as funções de conectividade. Como opcional, há uma tela para o passageiro de 10,9”.

O painel ficou mais alto e “na altura dos olhos do motorista”, com o intuito de facilitar todo o processo. Houve também uma melhora no design, que está mais moderno em relação ao A4. Há iluminação ambiente e, pela primeira vez, ajuste elétrico no volante. No S5, os assentos são esportivos e o volante com uma base mais achatada.

Entre os recursos de assistência ao motorista há controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saía e permanência em faixa, assistente de estacionamento traseiro e frenagem autônoma de emergência.

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Sob o capô, a Audi oferta algumas configurações. O A5, primeiro modelo feito sobre a nova Plataforma Premium de Combustão (PPC), recebe, na configuração de entrada, o motor 2.0 turbo TSI a gasolina de 150 cv de potência e tração dianteira. Há também uma versão mais potente com 201 cv, entretanto, com tração nas quatro rodas. Esta recebe o sobrenome “Quattro”.

Outra opção é o inédito conjunto micro-híbrido que une o motor 2.0 turbodiesel TDI de 204 cv a um sistema MHEV com bateria de 48V. Segundo a fabricante, este pode adicionar mais 24 cv em curtos períodos, bem como recuperar até 25 kW com as regenerações de frenagem. Por isso, diz que é possível “fazer manobras e estacionar em modo puramente elétrico até certo ponto”. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem.

O S5, por fim, é a versão esportiva equipada com o motor V6 3.0 turbo a gasolina que entrega 367 cv. Neste caso, também acompanha a tecnologia micro-híbrida. A transmissão é a S tronic de dupla embreagem revisada para projetar mais torque e reduzir o peso. Entretanto, a marca não divulga números.

Cabe dizer que além do desenvolvimento inédito dos motores a gasolina com geometria variável, a Audi também diz que houve uma melhora na direção.

A previsão é de que o Audi A5 seja lançado até novembro de 2024 na Alemanha e em outros países europeus. O preço inicial previsto é de 45,2 mil euros, aproximadamente R$ 266 mil na conversão atual. Os interessados já podem reservar o modelo nas concessionárias. Por enquanto, a Audi não confirma quando o A5 chega ao Brasil para o lugar do A4.

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Fonte: direitonews

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