Novo ataque hacker em empresa que opera o sistema Pix desvia R$ 420 milhões


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Quase dois meses após o ataque à C&M, que resultou no desvio de cerca de R$ 1 bilhão, um novo incidente de grande repercussão atingiu o sistema Pix no Brasil. A empresa Sinqia, que conecta diversas instituições financeiras ao Banco Central, detectou atividades suspeitas em seu sistema nesta sexta-feira (29).

Em nota oficial enviada ao portal Neo Feed, a Sinqia afirmou que o incidente afetou “um número limitado de instituições financeiras”, sem revelar os nomes. A empresa destacou que “neste momento, verificamos que o incidente se limita apenas ao ambiente Pix. Não há evidências de atividade suspeita em nenhum outro sistema da Sinqia além do Pix e esse problema afeta apenas a Sinqia no Brasil. Além disso, neste momento, não temos indicação de que quaisquer dados pessoais tenham sido comprometidos”.

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Segundo apuração do Neo Feed, os hackers teriam conseguido desviar cerca de R$ 420 milhões do HSBC e da instituição Artta, utilizando a técnica conhecida no meio de cibersegurança como “ataque à cadeia de suprimentos”, em que a invasão ocorre a partir de um provedor que dá acesso a múltiplos bancos. Fontes ouvidas pela TV Globo detalharam que foram desviados R$ 380 milhões do HSBC e R$ 40 milhões da Artta.

A ação foi rapidamente contida, conseguindo-se bloquear R$ 350 milhões. A Polícia Federal já foi acionada e investiga o ataque, enquanto o Banco Central trabalha para recuperar os valores restantes.

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A Artta informou que o ataque atingiu apenas as contas mantidas junto ao Banco Central para liquidação interbancária, sem impactar contas de clientes. “Não houve ataque ao ambiente da Artta nem às contas de nossos clientes. As contas envolvidas são mantidas junto ao Banco Central e utilizadas exclusivamente para liquidação interbancária”, declarou a instituição em nota.

O golpe explorou vulnerabilidades nos servidores da Sinqia, que se comunicam diretamente com o Banco Central. Após detectar a tentativa de fraude, o Bacen cortou a conexão da operadora com a rede do sistema financeiro nacional, evitando que outras instituições fossem comprometidas.

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Fundada em 1996 e adquirida pela multinacional porto-riquenha Evertec em 2023 por R$ 2,4 bilhões, a Sinqia é responsável por conectar instituições bancárias ao Pix, produto do Banco Central, mediante contratação de serviços terceirizados. Até a tarde deste sábado, o Bacen ainda não havia se manifestado sobre o caso.

Abaixo a íntegra do posicionamento da Sinqia:

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No dia 29 de agosto, a Sinqia detectou atividade suspeita no ambiente Pix. Nossa equipe agiu rapidamente e iniciou uma investigação para determinar a causa do incidente. Estamos trabalhando com o apoio dos melhores especialistas forenses nisto. Já estamos em contato com clientes afetados, que compreendem um número limitado de instituições financeiras.

Neste momento, verificamos que o incidente se limita apenas ao ambiente Pix. Não há evidências de atividade suspeita em nenhum outro sistema da Sinqia além do Pix e esse problema afeta apenas a Sinqia no Brasil. Além disso, neste momento, não temos indicação de que quaisquer dados pessoais tenham sido comprometidos.

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Enquanto nossa investigação ainda está em andamento, colocamos em prática um plano detalhado para alcançar uma restauração completa. Primeiro, isolamos o ambiente Pix de todos os outros sistemas da Sinqia e o desconectamos proativamente do Banco Central, enquanto conduzimos nossa análise.

Em segundo lugar, por precaução, estamos trabalhando ativamente para reconstruir os sistemas afetados em um novo ambiente com monitoramento e controles aprimorados. Também estamos trabalhando com especialistas externos adicionais para nos ajudar a acelerar esse processo e complementar os recursos de nossa própria equipe. Depois que o ambiente for reconstruído e estivermos confiantes de que está pronto para ser colocado de volta em funcionamento, o Banco Central irá revisá-lo e aprová-lo antes de colocá-lo novamente online.

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Assim que tivermos uma previsão clara sobre quando o novo sistema estará online, forneceremos mais atualizações aos nossos clientes. A segurança das transações realizadas em nossos sistemas é nossa primeira prioridade.

Agradecemos o apoio de nossos clientes e pedimos desculpas pelo inconveniente. Estamos tratando essa situação com a maior seriedade e continuamos comprometidos com a transparência e em manter nossas partes interessadas informadas à medida que novas informações se tornem disponíveis.

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Posicionamento da Artta:

No dia 29/08, a Sinqia S.A., empresa homologada e autorizada pelo Banco Central para operar o SPB e o Pix, registrou um incidente em sua infraestrutura tecnológica que afetou diversas instituições financeiras, entre elas a Artta Sociedade de Crédito Direto S.A. e bancos como o HSBC.

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IMPORTANTE DESTACAR!

Não houve ataque ao ambiente da Artta nem às contas de nossos clientes. As contas envolvidas são mantidas junto ao Banco Central e utilizadas exclusivamente para liquidação interbancária.

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Como medida preventiva, interrompemos as transações de saída no mesmo dia, priorizando a segurança e a proteção integral dos recursos de nossos clientes.

Estamos em contato direto com o Banco Central e a Sinqia e atuando para que a normalização das operações aconteça com a máxima agilidade e total segurança.

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Reafirmamos nosso compromisso com a integridade do sistema financeiro, a proteção dos clientes e a transparência em nossas comunicações.

Em caso de dúvidas, nossa equipe está disponível pelo e-mail: suporte@artta.com.br.

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Fonte: gazetabrasil

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