A Ram Dakota Nightfall deixará de ser conceito em breve. Se os planos da Stellantis não mudarem, a versão de produção da picape baseada na Fiat Titano será apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, com portões abrindo na segunda quinzena de novembro.
Autoesporte teve acesso ao cronograma de apresentação e lançamento da Dakota. As ações estão planejadas para acontecer entre novembro deste ano e fevereiro de 2026.
A Ram Dakota será produzida na fábrica de Córdoba, a mesma de onde já sai a Fiat Titano. Por uma questão de política de boa vizinhança da Stellantis, produtos feitos na Argentina costumam ser lançados por lá antes. Foi assim com os Peugeot 208 e 2008 e o Fiat Cronos, por exemplo. Ao que tudo indica, o mesmo deve acontecer com a nova picape média.
A Ram já confirmou que as vendas na Argentina terão início ainda em 2025. Por aqui, Autoesporte apurou que o lançamento será em fevereiro de 2026.
No entanto, uma alternativa para agradar brasileiros e argentinos é manter o cronograma como está, e apresentar a versão de produção no Salão do Automóvel de São Paulo, com abertura prevista para 22 de novembro.
Como única mostra automotiva de fato relevante na América do Sul, o evento também recebe ampla cobertura da imprensa argentina. Ou seja, a Dakota teria uma boa visibilidade nos dois mercados. Logo após a apresentação, as vendas podem ser abertas no país vizinho. Meses depois, e já com uma capacidade produtiva maior, a caminhonete pode começar a abastecer a rede de lojas no Brasil.
Procurada, a Stellantis disse que vai participar do Salão de São Paulo, mas não deu detalhes sobre o lançamento da Dakota. Confira, mais abaixo, a nota completa enviada pela empresa.
A Ram Dakota terá o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito ou nove marchas e tração 4×4. Esse conjunto mecânico não é nenhuma novidade, pois já é usado pela Stellantis em modelos como Rampage, Commander, Toro e a própria Titano.
A Ram não divulgou dimensões, capacidade de carga e detalhes da caçamba da nova Dakota. Para efeitos de comparação, a Titano tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura, 3,18 m de entre-eixos, 1.314 litros de capacidade de caçamba e 1.040 kg de capacidade de carga.
A grande diferença para a Titano é que a nova picape da Ram será mais luxuosa e refinada, tomando como ponto de partida a Changan Hunter — uma versão profundamente reestilizada da F70. A nova picape antecipa detalhes do design e confirma características típicas dos demais modelos da marca.
É o caso da enorme grade frontal com a grafia “Ram” em destaque ao centro. Os faróis são de LED com iluminação interligada, rodas calçadas por pneus de uso off-road e a inscrição “turbo” junto ao capô. A caminhonete ostenta ainda acessórios como luzes de longo alcance, adesivos e pintura fosca.
“A Stellantis confirma a participação de suas marcas no Salão do Automóvel de São Paulo. Informações mais detalhadas sobre as ativações e produtos apresentados serão divulgadas posteriormente e individualmente pelas marcas do grupo.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews