Nova picape nacional da Ram é testada nos Estados Unidos e pode ser vendida por lá


É relativamente comum carros produzidos nos Estados Unidos serem vendidos no Brasil. Só que o inverso é bastante raro. Nos últimos anos, só a BMW exportou carros para lá. Mas essa história pode mudar com o lançamento da nova picape intermediária da Ram, que será produzida em Goiana (PE), terá plataforma compartilhada com a Fiat Toro e o Jeep Compass e pode se chamar Rampage.

Uma unidade da caminhonete com placa de testes do estado de Michigan foi flagrada pelo site Autoblog. Os colegas americanos conseguiram imagens diversas do modelo, inclusive algumas que mostram parte da estrutura de suspensão traseira e tração da picape.

O flagra nos Estados Unidos por si só já levanta uma questão: se a picape foi criada e será produzida na América Latina, o que ela está fazendo na matriz da Ram? A presença em terras americanas não significa que a nova caminhonete será vendida lá, mas mostra que existe interesse no modelo.

Procurada pela Autoesporte, a Ram disse que não há qualquer definição nesse sentido.

Porém, considerando alguns outros fatores, é bastante possível que a Ram passe a exportar a nova picape para os Estados Unidos nos próximos anos.

O primeiro motivo para que isso aconteça é o crescente mercado de picapes intermediárias nos Estados Unidos. Por lá, esse tipo de veículo é considerado compacto. Com os preços subindo e maior preocupação com o custo do combustível, modelos menores estão se destacando. Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz são exemplos de sucesso.

Se a Ram tem um veículo que se encaixa nesse segmento, é natural que estude colocar no mercado. Aí entra o segundo ponto: as especificações da nova picape.

Anos atrás, quando a Fiat lançou a Toro e a Ram passou a vender a picape em outros países do continente como a Ram 1000, os americanos arregalaram os olhos e demonstraram interesse. Porém, naquela época, a caminhonete trazia motor 1.8 aspirado, indisponível nos Estados Unidos. Fazer as mudanças necessárias para que ela pudesse ser vendida lá talvez fosse caro demais, e a Toro (ou Ram 1000) nunca foi além do México.

Agora, temos novos fatos. O principal deles é a oferta de motorizações atual da Stellantis, dona de Ram, Jeep, Fiat e uma infinidade de outras marcas. No Brasil, a Ram deverá adotar o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38 kgfm já presente em Compass, Commander e Toro e também o inédito 2.0 turbo Hurricane de 270 cv – já disponível nos Estados Unidos. Esse é o detalhe que pode abrir as portas do mercado norte-americano para a nova picape.

Outro ponto é que a Rampage deve compartilhar a arquitetura eletrônica mais avançada do grupo na região – disponível no Commander.

Os rumores de que a nova picape da Ram pode ser vendida nos Estados Unidos só ficam mais fortes com as apurações recentes do Autoblog. De acordo com o site, o CEO da Ram, Mike Koval Jr disse que a empresa olha “ativa e agressivamente” para o segmento abaixo da 1500.

Não é à toa. A Ford conseguiu colocar a Maverick entre as 10 picapes mais vendidas do país em 2023 com mais de 20 mil exemplares vendidos entre janeiro e março. Caso a Ram decida vender a Rampage nos Estados Unidos, isso só deve acontecer a partir do ano que vem, já que a prioridade será abastecer os mercados da América do Sul. Assim, teremos que esperar pelos próximos capítulos.

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Fonte: direitonews

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