Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma nova onda de frio começa a atuar no Brasil nesta segunda-feira (30), trazendo ar polar de origem continental, com impacto previsto até o dia 4 de julho. Apesar da chegada do ar gelado, a nova frente fria será menos abrangente e menos intensa do que a anterior, que derrubou as temperaturas em capitais do Sul e Sudeste.
De acordo com informações do Climatempo, as regiões mais afetadas por esta nova massa de ar polar incluem quase todo o Sul do país, a maior parte do Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, além dos estados de Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas.
Diferente da onda anterior, a circulação dos ventos nesta semana impede que o ar frio avance para o Sudeste. Nessa região, a queda de temperatura será mais perceptível apenas durante as madrugadas.
No Sul, o frio será novamente intenso, especialmente em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e nas regiões oeste, sul e leste do Paraná. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba estão dentro da área de maior impacto da nova frente fria.
Mesmo com o avanço do ar seco e gelado da massa continental, há possibilidade de formação de geadas, principalmente nas áreas serranas e zonas rurais do Sul do país. No entanto, a chance de precipitação invernal, como neve, é praticamente nula, devido à baixa umidade do ar que acompanha a nova massa de ar frio.
A previsão não indica a formação de nuvens ou chuvas associadas ao fenômeno. A principal característica será o frio seco, típico das ondas de origem continental, sem o reforço de sistemas úmidos que possibilitem quedas mais drásticas de temperatura com precipitações.
Fonte: gazetabrasil