As picapes têm marcado forte presença no Salão de Xangai 2025 e estão sendo reveladas não apenas em formato conceitual como também em versões prontas para chegar às lojas. É o caso da Nissan com a arrojada Frontier Pro, apresentada de surpresa no evento como primeira caminhonete híbrida plug-in da história da marca. A novidade foi projetada na própria China em parceria com a Dongfeng e será vendida em diversos mercados globais.
Da plataforma ao design, tudo é exclusivo da Frontier Pro. Portanto, não há qualquer relação com a picape vendida no Brasil. Pelo lado chinês da aliança, o projeto originou a Dongfeng V9, que foi lançada no início do ano e antecipou boa parte das linhas agora vistas na caminhonete japonesa. As laterais, por exemplo, são basicamente as mesmas nos dois modelos, incluindo elementos como vincos, recortes das portas e apliques plásticos.
Já na dianteira, a Frontier Pro exibe identidade própria e linhas fiéis à mais recente filosofia estética da Nissan. As barras de LED sobrepostas nos cantos da dianteira são as mesmas vistas na nova geração do Kicks, por exemplo. Há ainda detalhes que remetem às primeiras picapes da marca, como a linha de LED tracejada junto ao capô que faz referência às saídas de ar do modelo D21 dos anos 1980.
Na traseira, as lanternas são conectadas entre si por uma faixa que atravessa toda a largura do veículo e tem a grafia “Nissan” escrita no centro. A tampa da caçamba leva o nome da picape e a identificação da versão, enquanto os degraus logo abaixo facilitam o acesso à área de carga. As medidas oficiais não foram divulgadas, mas o comprimento, por exemplo, não deve ficar longe dos 5,52 metros da irmã V9.
Na cabine, destaque para equipamentos como teto solar panorâmico, bancos dianteiros com funções de aquecimento, ventilação e massagem, volante multifuncional com apenas dois raios, quadro de instrumentos com display de 10 polegadas e sistema multimídia com generosa tela de 14,6 polegadas. Há ainda os modos de condução Híbrido, Elétrico Puro, Performance e Neve.
Segundo a Nissan, o sistema híbrido plug-in da Frontier Pro é baseado em um motor 1.5 turbo de quatro cilindros que funciona em conjunto com um motor elétrico integrado à caixa de câmbio. A potência total do sistema é de 410 cv, enquanto o torque máximo é de 81,5 kgfm. A tração é integral e a capacidade de reboque alcança 3.500 kg. A autonomia elétrica é de 135 km no padrão chinês, mas dados sobre a capacidade da bateria não foram divulgados.
O conjunto mecânico da rival BYD Shark, também híbrida plug-in, é bastante parecido. Combina motor 1.5 turbo a gasolina quatro-cilindros de 183 cv e 26,5 kgfm e outros dois elétricos, um sobre cada eixo. O dianteiro tem 231 cv e 31,6 kgfm e o traseiro, 204 cv e 34,6 kgfm. Combinados, os três motores entregam 437 cv de potência e 65 kgfm de torque.
Inicialmente, a produção da Frontier Pro será concentrada na China e as primeiras unidades sairão das linhas de montagem no final do ano. A Nissan fala em vendas globais, mas ainda não informou quais mercados serão atendidos. O Brasil, vale lembrar, atualmente recebe a Frontier a diesel da Argentina e, a partir de 2026, passará a importar o modelo do México com novidades no visual. A Frontier Pro, por sua vez, ainda não tem data para chegar por aqui.
A nova caminhonete, contudo, é extremamente importante para a Nissan. Conforme Autoesporte vem noticiando há meses, a montadora de origem japonesa vive crise sem precedentes e precisa que seus novos produtos obtenham êxito — especialmente em mercados estratégicos como o chinês.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Fonte: direitonews