Nova diretoria da CIPA do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá é empossada para a gestão 2022/2024


b41e38f71ad7ec3f47c87cd16c093078

Nova diretoria da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), foi empossada nesta sexta-feira (30) para o biênio 2022/2024. Trata-se de uma comissão mista, formada por empregados e empregadores eleitos para atuarem voluntariamente na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Na segunda-feira (03), está prevista a primeira reunião de trabalho para apresentação de propostas e troca de ideias para melhorar ainda mais o trabalho que está sendo realizado.

“A CIPA inspeciona e aponta riscos à segurança e à saúde das pessoas no trabalho. É ela quem deve orientar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes de trabalho e realizar treinamentos de acordo com Normas Regulamentadoras (NR’s). É a primeira vez  que assumo essa responsabilidade, fiz um curso sobre a Cipa para desenvolver melhor esse trabalho. Já vinha orientando as iniciativas com pequenas coisas, mas que faziam grande diferença no dia a dia. Estamos com muitas expectativas, vamos apresentar propostas e ouvir os demais componentes para seguirmos fazendo o melhor ”, explicou a nova presidente da Cipa psicopedagoga do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Maria da Conceição de Oliveira.

As ações da Cipa são desenvolvidas junto às funções de rotina. Entre as atribuições solicitar, planejar, implantar e manter medidas preventivas capazes de eliminar ou reduzir riscos de acidentes. Além disso, a comissão deve analisar acontecimentos e imprevistos para estabelecer um plano de ações.  E todos os planejamentos são discutidos com o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (SESMT), que é constituído por profissionais de Saúde e segurança para proteger a integridade dos funcionários.

Segundo a presidente, as estatísticas comprovam a necessidade de conscientização e investimento das empresas para minimizar riscos de acidentes de trabalho. E, a CIPA faz esse trabalho de prevenção, com autonomia para realizar eventos que promovam a saúde e a segurança do trabalhador.

“Ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é extremamente benéfico para os trabalhadores, mas também para o empregador. Assim, mesmo que os trabalhadores já estejam amparados pelo SESMT, a CIPA representa uma proteção a mais diante dos riscos que o ambiente de trabalho pode oferecer”, pontuou  o enfermeiro Leonel Alcântara dos Anjos Junior, que atuou na organização do processo eleitoral da Cipa, em parceria com o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (Naqh) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Também tiveram importante papel no processo de consolidação da Cipa, a RT SESMT/Técnicos de Segurança do Trabalho, Milena Fraga e o enfermeiro Irian Victor Rios de Azevedo, RT SESMT/Saúde Ocupacional.

COMPOSIÇÃO

A nova gestão da CIPA 2022/2024 do HPSMC é composta por presidente, vice-presidente e secretário, sendo, respectivamente, a psicopedagoga do HPSMC Maria da Conceição de Oliveira, o enfermeiro do HPSMC e responsável técnico do NIR,  Tiago Ribeiro Farias e o técnico de nível superior e responsável do setor de Termo de Solicitação, Flávio Marcos do Nascimento.

É formada ainda, por 30 empregados, sendo 15 eleitos pelos servidores e 15 indicados pela diretoria/empregador.

Anteriores Ação de manutenção alcança equipamentos do Centro Esportivo e de Lazer Senador Jonas Pinheiro
Próxima Estão abertas as inscrições para o concurso público da Secretaria de Saúde de Cuiabá