Nova Carteira de Identidade já está disponível em alguns estados; veja os requisitos para solicitar


Nos últimos tempos, o governo federal realizou algumas alterações na carteira de identidade. Aos poucos, os cidadãos precisarão adquirir a nova versão, que possui diversas atualizações de segurança, informações adicionais e um design atualizado com destaques nas cores verde e amarelo.

Entre essas atualizações, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou novo RG, como é conhecido o documento, apresenta uma mudança significativa: a unificação das numerações por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Dessa forma, a CIN terá somente os 11 dígitos do CPF como registro, eliminando a necessidade de apresentar outra numeração. A medida tem como objetivo estabelecer uma carteira de identidade única em todo o território brasileiro, algo que não é possível com a versão antiga, uma vez que um novo RG pode ser emitido em cada estado do país.

A identidade utilizará apenas o cadastro como referência, o que significa que apenas pessoas com CPF regularizado e sem pendências junto à Receita Federal poderão solicitá-la. Para confirmar que sua situação está regularizada, acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu CPF” e “Consultar CPF”. Caso haja pendências, será necessário resolvê-las.

Quem já tem direito a nova Carteira de Identidade?

Para obter a nova CIN, é necessário não apenas regularizar o CPF, mas também residir em um dos estados que já distribuem o documento. Isso se deve ao fato de que nem todas as unidades federativas do Brasil se adaptaram ao modelo implementados pelo governo.

Embora seja obrigatória, a emissão da CIN não precisa ser feita imediatamente, pois o processo de transição será gradual. O prazo limite estabelecido para que todos os estados brasileiros comecem a emitir o novo documento vai até 6 de novembro de 2023, mas isso não significa que seja necessário obter a versão atualizada até essa data.

Na verdade, o objetivo do governo é que todos os cidadãos tenham a nova carteira de identidade até 2032, o que significa que há um longo prazo para fazer a atualização.

Além disso, pessoas com 60 anos ou mais na data de publicação das mudanças podem continuar usando o RG antigo por tempo indeterminado. Atualmente, apenas 11 estados brasileiros estão emitindo a nova CIN, veja quais são:

  1. Rio Grande do Sul;
  2. Santa Catarina;
  3. Rio de Janeiro;
  4. Minas Gerais;
  5. Mato Grosso;
  6. Goiás;
  7. Pará;
  8. Acre;
  9. Piauí;
  10. Alagoas;
  11. Pernambuco.

Fonte: capitalist

Anteriores Vice-presidente dos EUA vai à África discutir 'sobreendividamento' de países da região com China
Próxima Abras: Consumo nos lares brasileiros cresce 1,44% no bimestre