Nova Audi A6 Avant mostra que peruas sobrevivem, inclusive no Brasil


Meses após revelar as inéditas versões elétricas da família A6, a Audi acaba de apresentar as opções com motores a combustão para a perua A6 Avant. O lançamento é uma mostra de que a marca alemã, assim como várias outras, voltaram a olhar para o mercado de veículos que não sejam elétricos.

Autoesporte apurou que a Audi já se prepara para lançar a nova A6 Avant no Brasil. Isso só deve acontecer, porém, em 2026. Oficialmente, a marca não comenta.

Na Europa, cronograma e preços já estão definidos. A perua Avant será a primeira versão a ser lançada, com entregas previstas para maio e tabela comoeçando em 58 mil euros ou, em conversão direta, cerca de R$ 360 mil. Na sequência, é a vez de a carroceria sedã ser apresentada, sem o tradicional sobrenome designado para as wagons da marca.

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Como dito acima, a Audi vai oferecer três motorizações para a linha A6. A de entrada oferece o tradicional 2.0 TSFI a gasolina, que entrega modestos 201 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Com essa combinação, o carro registra o 0 a 100 km/h em 8,3 s.

As duas outras opções incluem a eletrificação com um sistema híbrido leve de 48 Volts onde um motor elétrico de 24 cv é capaz de tracionar, sozinho, o veículo por alguns quilometros. É uma tecnologia similar à que a Stellantis vai lançar no Brasil no Compass.

Na Audi, essa tecnologia está presente em dois motores a combustão. O primeiro é um 2.0 turbodiesel que produz os mesmos 204 cv da versão anterior, mas com torque de 40,8 kgfm, podendo ser adquirido com tração dianteira ou integral (quattro).

Já a versão topo de linha traz o 3.0 turbo de seis cilindros a gasolina que entrega 367 cv e 56 kgfm de torque. Nesse caso, o 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,7 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Por fim, o câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Como é tradição na linha A6, a nova geração traz uma pegada mais esportiva em relação à anterior. A dianteira tem diversos pontos de contato com o SUV elétrico Q6 e-tron, como nos faróis afilados.

Já as lanternas se parecem flechas, e são unidas pela tradicional barra iluminada. Há ainda rodas que variam entre 18 e 21 polegadas. O veículo ainda teve mudanças na carroceria afim de torná-la ainda mais aerodinâmica, com coeficiente de arrasto reduzido para apenas 0,25 — o melhor em um carro a combustão na história da Audi.

Quanto às dimensões, a A6 Avant apresenta 4,99 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,64 m de altura, distância entre-eixos de 2,92 m e 503 litros de capacidade de porta-malas.

O seu interior foi completamente renovado e apresenta acabamento interno que combina materiais emborrachados com alumínio e detalhes de plástico preto brilhante. São três telas. A central multimídia de 14,5 polegadas é compatível com Android Auto e Apple Carplay. Ela fica entre outras duas.

O painel, à esquerda, é de 11,9 polegadas. Do lado oposto, há uma terceira tela de 10,9 polegadas posicionada à frente do passageiro. Por fim, luzes ambientes em OLED podem ser configuradas em 7 temas diferentes.

Uma novidade é que o sistema operacional Android na central aprende com o usuário e vem equipado com inteligência artificial do ChatGPT. Para responder a perguntas, o assistente da Audi acessa conteúdo na Internet, incluindo dados do tempo.

Com o ChatGPT, passageiros podem acessar o conhecimento baseado em IA usando prompts de fala diários. As respostas são adaptadas a cada pergunta e lidas individualmente.

Além disso, fazem parte do pacote: ar-condicionado digital de quatro zonas, ionizador e sensor de poeira fina, que melhoram a qualidade do ar no interior, sistema de som premium Bang & Olufsen 3D e teto solar panorâmico.

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Fonte: direitonews

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