Nota de pesar pela morte da professora Rosalinda Carmela Montone


O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Rosalinda Carmela Montone, renomada cientista brasileira e referência mundial na pesquisa sobre a contaminação dos oceanos e o monitoramento ambiental na Antártica.

Professora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), Rosalinda Montone dedicou sua trajetória acadêmica e profissional ao estudo dos impactos da poluição marinha, em especial os poluentes orgânicos persistentes (POPs), e ao fortalecimento das bases científicas para a conservação dos ecossistemas marinhos e antárticos. Com mais de 26 expedições à Antártica, sua contribuição para o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) foi fundamental para a compreensão dos efeitos das atividades humanas sobre esse ecossistema tão sensível. Atualmente, era a coordenadora do programa de monitoramento ambiental da área de influência da Estação Antártica Comandante Ferraz.

Sua atuação incansável na coordenação de pesquisas ambientais na Antártica, compromisso com a produção científica de excelência e inspiração para gerações de pesquisadores deixaram um legado inestimável para a ciência brasileira e global. Seu trabalho continuará guiando políticas e ações voltadas à preservação do meio ambiente e à proteção dos oceanos.

O MMA se solidariza com os familiares, amigos, colegas e discípulos de Rosalinda Montone, reconhecendo sua imensa contribuição para a ciência, a conservação da biodiversidade e o compromisso do Brasil com a proteção do meio ambiente.

 

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Zak Brown expõe ambiente tóxico na McLaren antes da virada histórica
Próxima Aumento no diesel vai impactar preço dos fretes rodoviários e dos alimentos no Brasil