Nos EUA, republicanos exigem que Biden reforce apoio militar a Taiwan


Os membros do Partido Republicano no Congresso dos EUA estão solicitando mais apoio militar a Taiwan para o ano fiscal de 2024, que começa em 1º de outubro de 2023.
O portal Air Force Times disse ter obtido na quinta-feira (16) o texto de uma carta de Jim Risch, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA.
Soldado taiwanês fica na frente de um dos muitos sistemas de defesa aérea Patriot de Taiwan (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2022

“Devemos estar dispostos a aceitar a tensão que vem com o apoio a Taiwan em meio às ameaças e agressões da China, e devemos fazer corresponder as palavras às ações”, sublinhou Risch, em conjunto com Mike McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, e os líderes dos comitês de serviços armados de ambas as câmaras, o senador Roger Wicker e o representante Mike Rogers.
“Usando cada autoridade, devemos armar e equipar Taiwan para o tornar um parceiro mais forte e mais capaz, o que só ajudará a segurança nacional e econômica dos Estados Unidos”, escreveram eles.
Risch e três outros congressistas instaram assim a administração de Joe Biden a reforçar a “ajuda de segurança internacional”, incluindo para Taiwan, e cumprir uma solicitação do Congresso dada há alguns meses, que requer uma lista de capacidades críticas para Taipé se defender de um ataque.
Taiwan é considerado pela China uma província renegada, cuja separação do continente em 1949 nunca foi reconhecida por Pequim, apesar de relações não oficiais terem sido retomadas na década de 1980.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores
Próxima F1: Magnussen diz que pole no GP de São Paulo foi seu destaque