Nos 25 anos do Ministério da Defesa, Lula elogia Forças Armadas e afaga ministro: ‘O mais hábil’


Lula iniciou a fala expressando sua admiração pelos militares, destacando seu papel crucial tanto em tempos de paz quanto em situações de crise. Durante discurso, citou a entrada das mulheres nas Forças Armadas de maneira voluntária.
“Quero saudar os homens e as mulheres que integram as nossas Forças Armadas e dedicam suas vidas a servir ao Brasil e ao povo brasileiro”, afirmou o presidente. Ele ressaltou que, ao longo dos últimos sete meses, o Ministério da Defesa enfrentou uma série de desafios simultâneos, destacando a “grave crise humanitária” e a assistência emergencial em áreas afetadas.
Lula enfatizou o papel vital das Forças Armadas na assistência às vítimas de desastres naturais, mencionando a atuação durante a crise no Rio Grande do Sul, onde foram montados hospitais de campanha e recuperados pontos de rodovia.
“O povo brasileiro há de se orgulhar também das ações da defesa durante as enchentes do Rio Grande do Sul”, destacou o presidente.

No que diz respeito à crise no Amazonas, Lula elogiou o apoio logístico e humanitário prestado pelas Forças Armadas. “O Exército Brasileiro transporta, por meio fluvial, milhares de cestas de alimentos, enquanto a Marinha do Brasil leva assistência básica de saúde aos ribeirinhos e indígenas”, detalhou.

Além disso, mencionou a mobilização de cerca de 1.500 militares na Operação Ágata Amazônia 2024 para combater crimes transfronteiriços e ambientais. O presidente também abordou o combate aos incêndios criminosos em São Paulo, afirmando que a ação conta com 600 militares e diversas aeronaves, como o KC-390 Millennium, que já foi usado em incêndios no Pantanal.
Lula destacou a importância do investimento em tecnologia e inovação, mencionando visitas a instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer.
Na parte final de seu discurso, o chefe de Estado lembrou “a verdadeira missão das Forças Armadas”:
“Celebramos hoje a verdadeira missão das Forças Armadas, que é de servir a nação brasileira. Garantir a ordem, não em nome de uma ideologia ou a serviço de pretensões políticas individuais, mas em nome, acima de tudo, da soberania de um país e da proteção do povo brasileiro.”
E enfatizou o papel das forças na construção de um futuro mais seguro e próspero para o Brasil.
“Graças às Forças Armadas, sua atuação e seu apoio às políticas públicas, temos tudo para ser uma grande potência“, afirmou.
Ao concluir, o presidente também fez um reconhecimento especial ao atual ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, destacando sua contribuição para a estratégia de defesa do país.
“Eu quero lhe dizer, meu caro José Mucio, que haverá um dia que a história brasileira irá consagrar a tua passagem pelo Ministério da Defesa como, possivelmente, o mais hábil de todos os ministros da Defesa que este país já teve“, concluiu o petista.

Mulheres nas Forças Armadas

O governo federal estabeleceu as regras para o alistamento militar feminino no Brasil em um decreto assinado pelo presidente Lula e pelo ministro da Defesa, José Mucio, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Segundo o decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação e vai ocorrer no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos nos municípios designados anualmente para o alistamento por meio do plano geral de convocação dos comandos das Forças Armadas ao ministro da Defesa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche
Próxima Sistemas da Sefaz ficarão fora do ar no dia 10 de agosto para atualização; autorização de notas fiscais continuará funcionando