Noruega vai comprar 54 tanques Leopard de nova geração


Planejada para vários anos, a encomenda permitirá a Oslo renovar sua frota de 36 tanques Leopard 2A4 envelhecidos, sendo que alguns dos quais serão doados à Ucrânia.
A encomenda do tanque Leopard 2A7 do fabricante alemão de defesa Krauss-Maffei Wegmann é parte de uma alocação de defesa de 19,7 bilhões de coroas norueguesas (R$ 9,9 bilhões) já adotada pelo parlamento.
Caça F-16 da Força Aérea da Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023

O custo exato dos tanques não foi especificado. Há uma opção para mais 18 novos tanques Leopard 2A7.
“Nos encontramos […] em uma das situações de segurança mais difíceis desde a Segunda Guerra Mundial”, disse o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, aos jornalistas na base militar de Rena.
A Noruega hesitou entre o tanque Leopard de última geração e o K2 Black Panther sul-coreano.
O governo norueguês disse que a escolha do Leopard permitirá ao país escandinavo se alinhar a seus vizinhos nórdicos – incluindo Suécia e Finlândia, que estão lutando para se juntar à Noruega na OTAN – e à Alemanha.
Os primeiros fornecimentos são esperados a partir de 2026 e continuarão até 2031.
Apenas 36 dos 52 Leopard que a Noruega comprou dos Países Baixos em 2001 ainda estão em serviço.
John Kirby, então secretário de imprensa do Pentágono, durante briefing. Washington, EUA, 3 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2023

Oslo anunciou no final de janeiro que vai doar alguns destes tanques à Ucrânia, mas não especificou exatamente quantos nem quando seriam entregues.
O chefe das Forças Armadas norueguesas, Eirik Kristoffersen, já expressou sua oposição à aquisição de novos tanques, dizendo que preferia gastar o dinheiro para comprar outra armas, tais como mísseis e projéteis de longo alcance.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores “Existe uma Primavera do Leste antes e outra depois da gestão Mauro Mendes”, afirma prefeito
Próxima Produção industrial tem queda de 0,7% em 2022