As autoridades norueguesas estão considerando a possibilidade de construir uma cerca ao longo da fronteira com a Rússia, informou neste domingo (29) a ministra da Justiça e Segurança Pública do país, Emilie Enger Mehl, entrevista à agência de notícias norueguesa NRK.
“A cerca fronteiriça é muito interessante não só porque pode servir como ferramenta de dissuasão, mas também porque tem sensores e tecnologias que podem detectar quando as pessoas se aproximam da fronteira”, disse a ministra.
Segundo ela, o governo do país está atualmente considerando “várias medidas” para reforçar a segurança na fronteira com a Rússia, incluindo a instalação de vedações, o aumento do número de guardas de fronteira e o reforço do controle.
Segundo a agência, as autoridades estudam uma medida semelhante à da Finlândia, que no final do ano passado fechou a fronteira com a Rússia e está construindo cercas na região.
Recentemente, ideias sobre um conflito armado direto entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia têm sido cada vez mais expressas no Ocidente. O Kremlin destacou que a Rússia não representa uma ameaça, mas não irá ignorar ações que sejam potencialmente perigosas para os seus interesses.
Além disso, nos últimos anos, a Rússia registou uma atividade sem precedentes da OTAN perto das suas fronteiras ocidentais. A aliança está expandindo suas fronteiras, com iniciativas que chama de “contenção da agressão russa”.
Moscou expressou repetidamente preocupação com a acumulação de forças da aliança na Europa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Moscou continua aberto ao diálogo com a OTAN, mas em uma base de igualdade, e que o Ocidente deve abandonar o rumo da militarização do continente europeu.
Fonte: sputniknewsbrasil