Nesta quarta-feira (16) durante o último dia da cúpula do G20, o presidente chinês, Xi Jinping, repreendeu publicamente o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, acusando-o de vazar detalhes de um diálogo privado entre os dois ocorrido ontem (15).
No vídeo, é possível ouvir o tradutor de Xi falando com Trudeau a frase “tudo o que discutimos foi vazado para os jornais. Isso não é apropriado e não é assim que nossa conversa foi conduzida, certo?”.
🇮🇩 | G20: El presidente chino, Xi Jinping, le reprocha al canadiense, Justin Trudeau, que revelase el contenido de sus conversaciones a la prensa.
pic.twitter.com/ouEJZtQSAe— Alerta News 24 (@AlertaNews24) November 16, 2022
O presidente chinês, Xi Jinping, repreende o canadense, Justin Trudeau, por revelar à imprensa o conteúdo de suas conversas.
O mandatário chinês complementou: “Se você está sendo sincero, devemos nos comunicar com respeito mútuo. Se não, não tenho tanta certeza de como vai ser”, acrescentou Xi.
Em seguida, Trudeau respondeu: “No Canadá, acreditamos no diálogo livre, aberto e franco, e é isso que continuaremos a ter. Continuaremos a procurar trabalhar juntos de forma construtiva, mas haverá coisas sobre as quais discordaremos.”
Em retorno, Xi disse: “Vamos criar as condições [para esse diálogo] primeiro”, antes de apertar a mão do primeiro-ministro e se afastar.
Ontem (15), uma fonte do governo canadense concedeu declarações acerca da conversa entre os dois líderes e contou que Trudeau foi direto em levar a Xi suas “sérias preocupações” sobre a interferência da China nos assuntos domésticos do Canadá, conforme noticiado.
De acordo com a Bloomberg, após o encontro de hoje (16) e da repreensão de Xi sobre o vazamento da conversa, o primeiro-ministro canadense afirmou que “o Canadá precisa ser capaz de se envolver de forma construtiva e direta, ao mesmo tempo em que está lá para desafiar os direitos humanos e os valores que importam para os canadenses. Nem todas as conversas vão ser fáceis“.
Fonte: sputniknewsbrasil