Na manhã desta quarta-feira (19), o nível do Guaíba estava próximo da cota de alerta de 2,50 metros no Cais Mauá. De acordo com a medição da régua da empresa TideSat, o nível da água atingiu 2,45 metros, com tendência de elevação. Este valor está ainda a mais de meio metro abaixo da cota de transbordamento de 3,00 metros e bem distante do pico da cheia ocorrida em maio.
A elevação do nível do Guaíba já era prevista devido à chegada da vazão das chuvas que caíram no fim de semana nas bacias dos rios Taquari e Caí, ambos registrando enchentes. A previsão é que o nível continue subindo ao longo do dia, já que Porto Alegre já enfrenta diversos pontos de alagamentos e ainda lida com entulhos acumulados desde a grande enchente de maio.
A instabilidade climática deve persistir no Rio Grande do Sul ao longo desta quarta-feira. Segundo a MetSul, o avanço de ar mais quente sobre o Sul do Brasil está deslocando as precipitações para o Sul do território gaúcho, com expectativa de chuvas fortes na faixa entre Caçapava do Sul e a Lagoa dos Patos.
Desde as chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul a partir da sexta-feira (14), 22 municípios reportaram danos à Defesa Civil. Em sete deles, foi necessário retirar moradores de áreas de risco.
Fonte: gazetabrasil