Nissan Versa vai sair de linha nos EUA; sedã está ameaçado no Brasil?


Nem mesmo o título de carro novo mais barato dos Estados Unidos pode salvar o Nissan Versa de um fim repentino. De acordo com o Automotive News, o sedã compacto deve sair de linha no mercado americano já no ano que vem, sem uma nova geração. Junto com ele, o sedã executivo Altima também deve ser descontinuado. Assim, o único Nissan três-volumes sobrevivente será o Sentra.

Apesar de ser um modelo considerado acessível nos Estados Unidos, com versões a partir de US$ 16.680 (R$ 92.587, na conversão direta), o Versa tem vendas tímidas por lá. Entre janeiro e junho, foram emplacadas apenas 17.813 unidades. Como comparação, só em junho, o Chevrolet Trax (SUV de entrada da marca no país) emplacou mais exemplares.

E mesmo com vendas em alta desde 2023, nos últimos anos, o desempenho do Versa piorou consideravelmente nos Estados Unidos, passando de quase 150 mil unidades em 2015 para cerca de 25 mil no ano passado. Ainda assim, os sedãs representam mais de um terço dos emplacamentos totais da marca naquele mercado.

Segundo o Automotive News, o fim de Versa e Altima faz parte de um plano de renovação da Nissan na direção de veículos elétricos. Porém, o que pode manter o sedã de entrada em produção são os bons resultados em outros mercados.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Atualmente, o Versa vendido nos Estados Unidos é produzido na fábrica de Aguascalientes, no México. É a mesma planta que produz o sedã comercializado no Brasil. Ou seja, a decisão de tirá-lo de linha no segundo maior mercado automotivo do mundo poderia ligar um sinal de alerta quanto ao fim completo de sua produção.

Se dependesse do Brasil, talvez o futuro do Versa também ficasse ameaçado, visto que o modelo emplacou apenas 5.950 unidades por aqui no primeiro semestre deste ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foi o segundo sedã compacto menos vendido do país no período, à frente apenas do Renault Logan. Nem o discreto facelift da linha 2025 parece ter ajudado no desempenho nas lojas.

Mas nada indica que ele sairá de linha tão cedo por aqui. Isso porque no próprio México, onde é produzido, o Nissan Versa não apenas tem ótimos números de emplacamentos como foi o carro mais vendido do país na primeira metade de 2024: foram quase 45 mil comercializações por lá entre janeiro e junho.

A linha 2025 do Versa é composta de quatro versões no Brasil, todas equipadas com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT. Veja versões e preços abaixo:

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Novas regras: PIX terá limite menor em aparelhos novos até usuário atualizar cadastro no banco
Próxima SP: Carro da Fedex tomba e é saqueado ainda com o motorista dentro; assista