A Nissan acaba de divulgar os primeiros detalhes oficiais a respeito do Tekton, seu mais novo SUV de porte compacto. Antecipado por meio de teasers desde 2024, o modelo foi desenvolvido a partir da plataforma CMF-B do Duster e compartilha com o modelo da Renault toda a estrutura da carroceria. Para gerar diferenciação, a dianteira foi redesenhada com elementos inspirados em carros maiores, como o Patrol, e a traseira ganhou lanternas interligadas.
O nome Tekton, segundo a Nissan, tem origem grega e significa “artesão” ou “arquiteto”. No portfólio da marca, o modelo sucederá o Terrano (também derivado do Duster, porém da geração passada) e atuará especialmente em mercados emergentes, como a Índia. Por lá, a empresa optou por não lançar o Kicks de nova geração (considerado caro demais para os padrões locais) e, em razão disso, apostará todas as fichas no Tekton.
Curiosamente, a Nissan não se preocupou em valorizar seu novo utilitário compacto nas primeiras imagens oficiais. Além de diversas partes do Tekton estarem escondidas nas sombras, os cortes das fotos deixam o SUV compacto totalmente fora do enquadramento. Autoesporte selecionou as menos piores:
Dentro do portfólio indiano, o SUV será posicionado acima do Magnite e abaixo do X-Trail, de modo a rivalizar diretamente com o Hyundai Creta — líder de vendas no país. Além disso, brigará com Suzuki Grand Vitara, Kia Seltos e Toyota Hyryder. A produção na fábrica de Chennai (onde o novo Duster também será montado) abastecerá tanto o mercado indiano quanto destinos de exportação na África, Oriente Médio e América Latina.
Apesar do parentesco direto com o Duster, o Tekton tem sua própria personalidade. Na dianteira, o desenho foi totalmente refeito na comparação com o modelo da Dacia/Renault e exibe linhas inspiradas no luxuoso Patrol (SUV topo de linha da Nissan no mercado global). Destaque para os faróis com luzes de circulação diurna em formato de C, para-choque mais robusto e grade formada por faixas horizontais cromadas. O interior ainda não foi revelado.
Na traseira, o modelo exibe lanternas interligadas por barra de LED e, novamente, se diferencia das linhas originais do Duster. A tampa do porta-malas também foi redesenhada e conta com o nome “Tekton” em destaque. Nas laterais, chamam atenção as rodas com visual exclusivo.
A Nissan ainda não divulgou quaisquer detalhes sobre as opções de motorização do Tekton. Mas, levando em conta os conjuntos já oferecidos no Duster, é possível que o modelo seja equipado com motores 1.0 TCe a gasolina e 1.2 TCe com sistema híbrido-leve de 48 volts associado. O câmbio poderá ser manual ou automático.
No Brasil, as chances de lançamento do Tekton são ínfimas. Por aqui, a marca já tem o Kicks e o Kicks Play no segmento de SUVs compactos e, em breve, lançará inédito modelo de entrada para atuar contra Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews