O Nissan Sentra 2023 finalmente está entre nós. Após uma pandemia, paralisações em fábricas e problemas com o transporte marítimo, você finalmente pode conhecer o sedã médio atualizado nas concessionárias brasileiras. Em sua nova geração, o Sentra cresceu, ficou mais elegante e aparenta ser um carro mais caro do que realmente é.
Apenas duas versões serão importadas para o Brasil: Advance (R$ 148.490) e Exclusive (R$ 171.590). Por mais R$ 1.700, a versão topo de linha ainda pode receber acabamento de couro premium e revestimento especial no painel. É o único opcional em toda a gama do modelo.
A nova geração do Sentra chega ao Brasil sem ter de encarar rivais antigos. O novo Honda Civic encareceu agora que é híbrido e importado, partindo de R$ 244.990. Já o Volkswagen Jetta perdeu as versões equipadas com motor 1.4 e agora é vendido exclusivamente na configuração esportiva GLI, que custa R$ 221.380.
Portanto, os rivais do Sentra em sua nova geração são os tradicionais Chevrolet Cruze e Toyota Corolla. O sedã da marca norte-americana parte de R$ 148.650 e está no final de seu ciclo de vida. Com o fim de sua produção na Argentina, ele não terá um substituto. O japonês, por sua vez, custa R$ 146.890 na versão mais em conta e aguarda sua reestilização de meia vida, que deve chegar às lojas ainda em 2023.
Também podemos antecipar a nova geração do Kia Cerato como um rival para o Sentra, mas ela deve chegar apenas no segundo semestre deste ano. Por enquanto, o embate do Nissan será mesmo contra Cruze e Corolla.
Colocamos os números divulgados por Nissan, Chevrolet e Toyota lado a lado para facilitar o entendimento de mecânica, proporções, similaridades e diferenças. Para este comparativo, não vamos considerar a versão híbrida do Corolla Altis, que custa R$ 190.590 e extrapola os preços do Nissan Sentra. Além disso, os números de potência e torque de Cruze e Corolla são aferidos com etanol, ainda que o Sentra beba apenas gasolina, para considerar a potência máxima extraída de cada modelo.
O Sentra será vendido no Brasil com motor 2.0 aspirado, capaz de desenvolver 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, além de câmbio CVT que simula oito marchas. Ainda na mecânica, outra novidade fica por conta da suspensão traseira multilink, que era eixo de torção na geração anterior.
O Inmetro divulga que o consumo do Sentra é de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada, sempre com gasolina. Diferentemente dos rivais, o sedã médio da Nissan não tem motor flex. A marca japonesa também exclui essa possibilidade para o futuro.
Falando de medidas, o Sentra tem 4,64 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 466 litros. Veja abaixo como as medidas do novo sedã se equiparam à dos rivais.
Abaixo, comparamos os pacotes de equipamentos das versões mais caras e correspondentes do trio, que compreendem Sentra Exclusive, Cruze Premier e Corolla Altis.
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Fonte: direitonews