Se você ainda não se rendeu ao mundo dos SUVs, mas quer ter um gostinho dessa febre que acomete os quatro cantos do planeta, pode encontrar em um modelo usado a porta de entrada para esse mundo sem gastar tanto.
Lançado em 2016, o Nissan Kicks é uma opção de seminovo com bom custo-benefício para quem procura espaço, economia de combustível, desempenho satisfatório e aquela posição de dirigir mais altinha que se tornou um chamariz da categoria.
Como o modelo é relativamente novo, as versões disponíveis no mercado não são tão baratas, começando a partir de R$ 80 mil, em média. Ainda assim, é um bom negócio para quem quer um carro mais confortável que um hatch de entrada zero km, que também podem ser encontrados nessa faixa de preço, por exemplo.
Montamos um guia de compras do Kicks antes de receber o atual facelift, que estreou no início de 2021, mas já como modelo 2022. Confira versões, listas de equipamentos, consumo, desempenho e valores médios do SUV entre 2016 e 2021.
Talvez você não se lembre, mas quando foi lançado, o Kicks era fabricado em Aguascalientes, no México. O SUV compacto foi apresentado no Brasil na época da Olimpíada do Rio de Janeiro, estreando, inclusive, com uma série especial chamada Rio 2016. Além desta, existia a versão de entrada S e a topo de linha SL. Alguns meses depois chegou ao mercado a intermediária SV Limited.
Então os primeiros carros (ano/modelo 2017) não foram feitos na fábrica de Resende (RJ), que começou a entregar os Kicks nacionais apenas a partir de julho de 2017, já como ano/modelo 2018. Assim, a gama passou a ser composta pelas configurações S, SV e SL.
Em 2019, a Nissan – patrocinadora do campeonato de futebol europeu – lançou a série especial Uefa Champions League, que durou até 2021, logo antes da reestilização do modelo. Dessa forma, os modelos mais antigos custam uma média de R$ 80 mil e entre os mais novos, é possível encontrar boas ofertas por R$ 100 mil.
Quem está procurando um Kicks usado vai encontrar as seguintes opções disponíveis:
O Kicks sempre foi um carro com boa oferta de equipamentos, muitos deles novidades no segmento. Confira abaixo o que cada versão oferecia:
Rio 2016 – airbags duplos frontais, ar-condicionado digital, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, bancos de couro, central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e GPS integrado e destravamento das portas e partida do motor sem chave.
S manual – airbags duplos frontais, ar-condicionado, alarme perimétrico, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com EBD e assistência de frenagem, rádio com entrada para MP3 player, conector USB e Bluetooth, retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, direção elétrica e com comandos de computador de bordo, telefone e rádio no volante, vidros e travas elétricos.
Opcional: Pack Safety, com controles de tração e estabilidade (VDC) e sistema inteligente de partida em rampa (HSA).
S CVT – itens da S manual além de câmbio automático do tipo CVT, Pack Safety, rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus 205/60 R16 e faróis de neblina.
SV – mesmos equipamentos da S CVT mais câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio, chave presencial, partida por botão, para-choques na cor do veículo, retrovisores externos com indicador de direção de LED, rodas de liga leve aro 17, sensor de estacionamento, sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas integrada ao rádio.
Opcional: Pack Plus, com bancos de couro e airbags laterais e de cortina.
SL – itens da SV mais maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan “Multi-App”, retrovisores com rebatimento elétrico automático, controle inteligente de chassi, bancos de couro, acendimento automático dos faróis, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado automático digital, câmera 360º e painel de instrumentos com tela de TFT.
Opcional: Pack Tech, que traz alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB) e faróis de LED.
UCL: pintura exclusiva, aerokit com spoilers nos para-choques e soleiras nas portas, emblemas da Uefa Champions League nas colunas C, portas dianteiras e na tela de abertura do sistema multimídia, numeração de cada unidade da série na grade frontal, airbags laterais e de cortina, bancos de couro e rodas de liga leve aro 17 com acabamento preto brilhante.
Desde o início das vendas, o Kicks mantém o mesmo motor 1.6 16V que entrega 114 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina. Ele pode ser pareado com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. Com esse conjunto, o desempenho é razoável, sem oferecer nenhum brilhantismo.
Esse propulsor garante uma boa economia para o modelo, que tem nota “A” em eficiência energética e emissão de gases do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Confira o consumo:
Segundo a tabela Fipe, o Kicks seminovo tem média de preços que começam em R$ 77.850 para a versão de entrada S com câmbio manual 2018 e chegam a quase R$ 108 mil para a topo de linha SL 2021. Confira as médias abaixo:
Nossa recomendação é o Kicks SV 2019, que pode ser encontrado na faixa de R$ 85 mil a R$ 90 mil. Essa versão tem lista de equipamentos bem interessante e traz o câmbio CVT para aqueles que cansaram do pedal da embreagem.
Como todas as configurações trazem o mesmo motor, o modelo escolhido tem o mesmo desempenho das demais, além de modernidades como chave presencial e partida por botão, por exemplo.
Hyundai Creta
Se você acha que o Kicks não é sua praia, que tal pensar em um Hyundai Creta? Nessa mesma faixa de preço de R$ 90 mil, é possível encontrar modelos de 2017 a 2019, dependendo da versão.
A Pulse 2018, por exemplo, custa por volta de R$ 88 mil, segundos a Fipe. Traz motor 1.6 de até 130 cv e 16,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas.
Se quiser uma potência maior, há o Prestige 2017, também avaliado em cerca de R$ 90 mil. Seu motor 2.0 entrega até 166 cv e 20,5 kgfm. O câmbio é o mesmo automático da opção Pulse.
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Fonte: direitonews