A venda de carros de duas gerações simultaneamente não é novidade no mercado brasileiro. Nos anos 2000, o Volkswagen Gol “G4” e “G5” dividiam espaço nas lojas da marca alemã. Pouco depois, a Fiat fez o mesmo com o Palio e o Palio Fire. Desde junho, a disputa de geração da vez é da Nissan, com o Novo Kicks e o Kicks Play.
Os modelos convivem em linha e preenchem uma faixa de preço ampla. A nova geração, lançada em junho deste ano, tem nova motorização, mais equipamentos, design atualizado e preço elevado. Enquanto o Kicks 2026 cobra R$ 164.990 pela sua versão de entrada, o Kicks Play básico é vendido por R$ 117.990.
A diferença de preço pode estar levando muitos interessados no SUV a optar pelo modelo antigo. Segundo lojistas da Nissan ouvidos pela Autoesporte, o Kicks Play ainda é muito buscado e, por isso, difícil de ser encontrado no showroom da marca, especialmente na versão de entrada Active Plus. A configuração é o principal alvo da venda direta. Para o público PCD, por exemplo, o modelo chega a ser vendido por R$ 90 mil com todas as isenções. Mas o que ele entrega por esse preço?
Para responder a essa pergunta, visitamos algumas concessionárias da Nissan no Rio de Janeiro. Depois de rodar bastante, encontramos uma unidade na configuração básica em uma loja na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense. O modelo na cor Preto Premium já estava faturado para um cliente PCD em, de acordo com um vendedor, praticamente não passa pelo salão.
O Kicks Play na versão Active Plus não destoa das demais versões pelo visual. Os faróis têm lâmpadas halógenas e luz diurna de rodagem de LED. A grade dianteira tem acabamento em black piano e detalhes cromados. As laterais têm os retrovisores na cor da carroceria, mas as maçanetas da versão são em preto fosco.
As rodas de aço aro 16 com calotas também transmitem a sensação de carro básico. Na traseira, as lanternas têm parte da iluminação de freio em LED. As luzes das setas e também de ré são do tipo convencional, sem muito glamour.
O interior tem majoritariamente o acabamento feito em plástico. Há variação de textura em alguns pontos e revestimento em tecido apenas nos apoios de braço das portas. Ao menos, o material está tanto nas portas dianteiras como nas traseiras — algo incomum até para alguns carros mais completos.
O painel tem detalhe plástico que simula fibra de carbono. Em outras partes, como no volante, manopla de câmbio, moldura da central e também nos comandos do ar-condicionado, há detalhes em plástico com acabamento metálico. Os bancos têm revestimento em tecido estampado na parte central e costuras em branco. Na dianteira, os assentos têm a tecnologia Zero Gravity.
Se é simples no acabamento, fica dentro do esperado em equipamentos. A versão tem central multimídia de 7 polegadas com espelhamento via Android Auto e Apple Car Play, volante multifuncional e porta USB. Os básicos ar-condicionado manual, comando de vidros e retrovisores elétricos também fazem parte da lista.
O quadro de instrumentos é formado por dois mostradores analógicos nas extremidades e um pequeno computador de bordo digital ao centro. O modelo tem também ajuste do facho do farol, direção elétrica e freios a disco apenas nas rodas dianteiras.
Na lista de equipamentos, em se tratando de um carro de mais de R$ 100 mil, sentimos falta de itens de comodidade como os sensores de estacionamento ou câmera de ré.
Em segurança, a versão tem seis airbags (frontais, cortina e laterais), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus. Na versão topo Advance, o modelo chega a ter alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem.
A motorização da versão é formada pelo conhecido 1.6 aspirado, capaz de render entre 113 cv no etanol e 110 cv na gasolina. O torque é de 15,2 kgfm e 14,9 kgfm, nas mesmas condições. A transmissão usada na versão é a CVT X-Tronic de sete marchas simuladas.
Com o conjunto, o SUV faz 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, o modelo faz 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
O espaço interno do Kicks Play é menor comparado à nova geração. Em medidas, o modelo tem 4,31 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,59 metro de altura e 2,61 metros de entre-eixos. O porta-malas é menor, mas ainda tem capacidade interessante: 432 litros.
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Fonte: direitonews